Até o final de 2019, todas as motocicletas novas devem vir equipadas, de série, com freios ABS ou CBS. A norma do Contran, estabelecida em 2016, fez com que as montadoras iniciassem um processo de atualização de seus modelos.
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Mas, qual a diferença entre os tipos de freio? Ou, pra quem não lembra, qual tipo de motocicleta existe só o ABS e qual pode optar pelo CBS? Confira.
Exclusivo das motocicletas, o freio CBS é o queridinho de quem está saindo agora para as pistas depois de tirar a carteira. Ele funciona acionando os dois freios ao mesmo tempo, o que dá mais estabilidade sobre duas rodas. Ao acionar o brake traseiro, através do pedal, o dianteiro é automaticamente colocado para funcionar.
No momento em que o piloto aciona o pedal de freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente e a frenagem é distribuída de forma inteligente. Essa modalidade funciona entregando 66% da frenagem na roda traseira e 34% na dianteira.
Com esse sistema é possível evitar derrapagens com a roda traseira, passando mais segurança e controle para o piloto e uma frenagem mais rápida.
Enquanto o freio ABS, que também pode ser encontrado nos carros, é visto como mais fácil de ser utilizado por quem já tem experiência. Ele é responsável por evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Dessa forma, facilita a parada em pisos mais escorregadios, passando mais segurança e controle durante a condução.
Mas, não são todas as motocicletas que precisam ter o CBS e o ABS, dependendo da cilindrada, a indicação da nova legislação indica um ou outro. Por exemplo, para os freios ABS, a obrigatoriedade é para as motocicletas acima de 300 cc, já abaixo disso, é possível optar pelo ABS ou CBS.
O processo de mudanças começou gradativamente, no ano de 2016, 10% dos modelos novos precisavam ter a opção, já em 2017, esse número subiu para 30%, este ano a obrigatoriedade foi para 60% e em 2019 100% das motocicletas novas precisam vir ou com ABS ou com CBS..