Você já imaginou uma cidade sem semáforos? Pois é isso que a Ford propõe ao apresentar, no Reino Unido, um sistema de gerenciamento de prioridade em cruzamentos. Por meio da comunicação entre veículos (V2V) – que compartilham sua velocidade, a posição e o trajeto –, o sistema identifica um cruzamento próximo e sugere a velocidade que eles devem seguir para passar nos cruzamentos sem precisar parar. De acordo com o fabricante americano, o sistema foi inspirado na forma como os pedestres negociam seu caminho na multidão, diminuindo ou aumentando a velocidade para evitar esbarrões.
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Volvo lança o sedã S90 T8, híbrido que chega ao mercado brasileiro por R$ 365.950Jaguar desenvolve sistema de som para o I-PACE ser identificado por pedestresA tecnologia foi demonstrada nas ruas da cidade de Milton Keynes, na Inglaterra, com veículos dirigidos por motoristas, mas a Ford garante que ela também pode ser aplicada em veículos autônomos. Inclusive, a própria hipótese de extinguir os sinais de trânsito passa justamente pela automação dos veículos, que negociam entre si a prioridade nos cruzamentos, sem depender da ação dos motoristas. Os veículos autônomos atuais já operam de forma independente, usando as tecnologias de sensores e mapas a bordo, e, com a adição de sistemas de comunicação entre veículos e dos veículos com o meio, eles poderão aumentar sua eficiência.
Segundo a marca, o motorista médio passa dois dias por ano esperando em semáforos. Além da perda de tempo, os cruzamentos são responsáveis por até 60% dos acidentes de trânsito. Logo, evitar essas paradas também pode ser uma questão de segurança. A ação faz parte do programa Autodrive, que pretende incentivar o desenvolvimento de tecnologias autônomas, visando aumentar a segurança e a eficiência do trânsito.
“Sabemos que os cruzamentos e semáforos podem ser um pesadelo para os motoristas. Com a tecnologia de carros conectados, imaginamos um mundo em que os veículos sejam mais conscientes uns dos outros e do ambiente, permitindo uma colaboração inteligente nas ruas e junções”, disse Christian Ress, supervisor de tecnologias de assistência ao aotorista, dentro da Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
SENSORES Outro sistema em teste em uma das principais estradas de Wolfsburg, na Alemanha, também pretende aperfeiçoar o tráfego e ampliar a segurança. No estudo, parceria entre a Volkswagen e a Siemens, dez sistemas de semáforos transmitirão suas informações para uma rede local sem fio, que no futuro também estará conectada aos veículos. De posse dessa informação, se o sinal de trânsito está verde (aberto) ou vermelho (fechado), o motorista poderá controlar a velocidade do veículo para não ficar parado no semáforo. Naturalmente, a tecnologia poderá ser adotada por veículos autônomos em um futuro próximo.
Além de melhorar o fluxo do tráfego em áreas de congestionamento, o projeto também vai ampliar a segurança no trânsito. Em dois cruzamentos de Wolfsburg foram instalados sensores de alta tecnologia capazes de detectar com muita precisão o movimento de pedestres e ciclistas, inclusive em pontos cegos. São informações que os próprios motoristas, ou veículos dotados de sensores, não são capazes de detectar.