Durante esta semana, o desafio dos 10 anos se tornou popular nas redes sociais com a publicação de fotografias de 2009 ao lado de outras de 2019, a fim de comparar a evolução (ou envelhecimento) das pessoas. Claro que a coisa extrapolou esse âmbito e gerou diversos memes no estilo antes/depois, um mais maldoso que o outro. Trazendo essa brincadeira para nosso assunto, carros, é legal ver como os modelos evoluíram (ou não) ao longo desse tempo.
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General Motors ameaça sair do Brasil se não voltar a ter lucroEditora Alaúde lança título dedicado aos apaixonados pelo Chevrolet CorvetteConfira alguns carros-conceito que se destacam no Salão de DetroitLinha clássica da Triumph ganha a Speed Twin 1200, que chega em breveCHEVROLET TRACKER A Tracker de 2009 nada mais era que o Suzuki Gran Vitara com a gravatinha da Chevrolet. Porém, em 2003, a marca japonesa deixou o mercado brasileiro. Como a GM tem participação no projeto do Vitara, aproveitou a ausência da Suzuki para vender o modelo sob a sua bandeira. Enquanto jipinho, o modelo era muito mais desejado que a fase atual, lançada em 2012, um SUV urbano. Mas, fazendo justiça, o mercado daquela época não trazia tantos concorrentes como hoje.
FIAT UNO Em 2009, o Uno ainda trazia o estilo que ficou conhecido como “botinha ortopédica”, repleto de linhas retas, apesar de toda a evolução desde seu lançamento, em 1984. O Uno “quadrado” ainda foi produzido até 2013, quando foi lançada a edição de despedida Grazie Mille.
HYUNDAI TUCSON O Hyundai Tucson participou da primeira onda de SUVs compactos no Brasil, tendo chegado por aqui em 2005, quando o mercado ainda era dominado pelo Ford EcoSport. Em 2009, o modelo ainda era importado. O SUV ainda é vendido no Brasil, com pequenas mudanças, junto com sua segunda geração, ix35, e a terceira, All New Tucson.
CHEVROLET S10 O porte da Chevrolet S10, assim como as picapes médias da época, era bem menor que a de hoje. Na verdade, as picapes classificadas como intermediárias atualmente têm dimensões aproximadas às de 2009. O modelo ganhou nova geração em 2012, que além de ter crescido para todos só lados, agregou padrão de acabamento melhor, além da melhor oferta de itens de conforto. O design também ficou bem mais robusto.
VOLKSWAGEN GOLF Sempre falamos por aqui que o Volkswagen Golf é aquele carro que muda sem mudar.
FIESTA FIESTA
Um modelo que mudou (e muito) a sua ideia inicial foi o Ford Fiesta. O compacto deixou de ser um hatch quase franciscano para ganhar o status de premium, com linhas bastante agressivas. Em 2009, o modelo estava na quinta geração, justamente a que fez essa transição, uma fase de casulo, considerada a mais esquisita. Atualmente, o modelo está nos acréscimos da sexta geração, que já ganhou duas reestilizações.
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