Vrum

NAIAS 2019

Confira alguns carros-conceito que se destacam no Salão de Detroit

Nissan IMs tem linhas modernas, com toda iluminação em LED - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press 

De Detroit (EUA) - Enquanto observa os carros de produção de linha, que já fazem parte de sua realidade, o visitante do Salão do Automóvel de Detroit se depara com modelos que parecem ter saído de filmes de ficção científica. Alguns deles podem estar próximos de entrar na linha de montagem, enquanto outros servem de base para desenvolvimento de novas tecnologias. O certo é que os conceitos expostos no NAIAS 2019 contam com motores elétricos e sistemas de condução autônoma, mostrando que o futuro está bem mais próximo do que imaginamos.


NISSAN IMs O conceito da marca japonesa é um sedã de desempenho esportivo, equipado com um motor elétrico em cada eixo, gerando 489cv e 81,5kgfm. O modelo é abastecido por uma bateria de 115kWh, que garante autonomia estimada de 612 quilômetros. Mas o mais interessante do sedã é que o motorista pode optar pelo modo totalmente autônomo ou ter o carro sob seu comando.
O interior do Nissan IMs é futurista e o motorista pode optar pela condução totalmente autônoma - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Toyota exibe outra vez a patinete i-Walk e os compactos i-Concept e i-Ride - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Derivado do cupê de duas portas, o Lexus LC Convertible pode ter motor V6 ou V8 - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press
OS “IS” DA TOYOTA O futuro da mobilidade está presente no estande da Toyota, que volta a destacar a patinete elétrica i-Walk e os dois modelos compactos i-Concept e i-Ride, que já tinham sido apresentados no Salão de Tóquio. São veículos 100% elétricos, com sistema de condução autônoma, que se baseam na interação entre o homem e a máquina.
O conversível Lexus LC Convertible deve entrar na linha de produção - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

A Infiniti expõe o QX Inspiration, SUV estiloso - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press
LEXUS LC Destaque no estande da marca de luxo da Toyota é o LC Convertible Concept. O cupê de duas portas ganha sua versão sem capota, que poderá receber motor V6 ou V8, detalhe ainda não confirmado pela montadora. O interior do automóvel reforça a sofisticação dos modelos da Lexus, que não descarta a produção do conversível.
As portas do Infiniti QX Inspiratior se abrem no sentido contrário, expondo todo o interior - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

O monoposto Infiniti 10 Inspiration não é novidade, mas ainda atrai olhares - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press
INFINITI A divisão de automóveis de luxo da Nissan apresenta dois modelos que impressionam pelas belas linhas da carroceria.

Um deles é o QX Inspiration, um SUV de linhas fluídas e motor elétrico de alta performance, com interior que remete à condução autônoma. O outro é o 10 Inspiration, também elétrico, uma releitura dos monopostos do passado.
O Infiniti 10 Inspiration é equipado com motor elétrico de alta performance - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

A chinesa GAC apresenta o conceito Entranze, uma minivan com estilo de crossover - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press
CHINÊS FUTURISTA As marcas chinesas também estão presentes em Detroit. Uma delas, a GAC Motors, apresenta o SUV Entranze, um misto de SUV e minivan, desenvolvido por um centro de design de Los Angeles. O modelo de interior funcional e moderno conta com sistema de condução autônoma e pode ser comandado por controle remoto.
O interior do GAC Entranze é espaçoso e moderno, com parte do acabamento em cortiça - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

A minivan GAC Entranze foi projetada em um centro de design em Los Angeles - Foto: Enio Greco/EM/D.A Press


(*) Jornalista viajou a convite da FCA

.