A edição 2019 do Salão Internacional do Automóvel de Genebra já abriu as portas ao público com novidades para todos os gostos, se estendendo até o dia 17. Para quem está mais ligado em carros do dia a dia, desses mais possíveis de se ter na garagem, a mostra suíça guarda um duelo interessante entre os novos Renault Clio e Peugeot 208.
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Volkswagen Fox e SpaceFox recebem apenas três estrelas no teste do Latin NCAPSimpático 'e Prototype' é a visão elétrica da Honda para a EuropaPeugeot apresenta nova geração do 208 no Salão do Automóvel de GenebraChevrolet Cruze deixa de ser fabricado nos Estados Unidos e no MéxicoAudi lança no Brasil a RS 4 Avant, perua esportiva com 450cv de potênciaÉ uma pena que a Renault do Brasil não venda mais modelos europeus no mercado brasileiro, mas apenas veículos da romena Dacia e projetos de baixo custo como o Kwid. Quanto ao compacto da Peugeot, é questão de tempo, talvez 2021, para vermos rodando por aqui, mas esperamos que a marca tenha mais respeito com o Brasil, não retirando elementos de segurança importantes como fez com a atual geração.
Quanto ao Clio, a maior novidade é a chegada de uma versão híbrida (E-TECH), que combina motor 1.6 a gasolina e dois elétricos. De acordo com o fabricante, em ciclo urbano, o veículo usa apenas o motor elétrico em 80% do tempo, poupando mais 40% em combustível em relação a um carro convencional. A Peugeot apresentou o e-208, versão elétrica da nova geração, com motor de 136cv de potência e 26,5kgfm de torque, capaz de acelerar até os 100km/h em 8,1 segundos. As baterias de 50kWh dão autonomia de 340 quilômetros e podem reaver 80% de sua carga em apenas 30 minutos, se ligado a uma tomada de alto desempenho.
SUPERESPORTIVOS Em outro extremo, o Bugatti La Voiture Noire foi apresentado como o carro mais caro do mundo, avaliado em 11 milhões de euros (algo em torno de R$ 47 milhões). O motor é um monstruoso W16 de 8 litros, com quatro turbocompressores, com 1.500cv de potência e 163kgfm de torque. Seu design envolvente traz elementos inspirados no belíssimo 57 SC Atlantic, que teve apenas quatro unidades produzidas entre os anos de 1936 e 1938.
Outra marca do Grupo Volkswagen, a Lamborghini apresentou o Aventador SVJ Roadster.
CONCEITOS Na seara dos conceitos, a Fiat apresentou o Centoventi – em comemoração aos seus 120 anos – que antecipa as linhas do Panda e, como não pode deixar de ser, do nosso Uno. O legal desse projeto é o potencial de personalização que o interior modular permite, com várias opções de teto (em tecido, com rack ou teto solar), para-choques, calotas e acabamentos externos. Vários acessórios podem ser obtidos por meio de impressão 3D. O veículo é construído sobre a nova plataforma de compactos da marca que pode incluir três conjuntos extra de baterias, o que eleva a autonomia de 100 quilômetros para 500 quilômetros.
Outro conceito carismático é o Volkswagen ID Buggy, que faz parte dos planos de eletrificação da marca.
A Citroën destacou o pequeno Ami One Concept, sua visão de mobilidade urbana. O veículo ultracompacto tem propulsão elétrica e leva até duas pessoas, podendo ser usado tanto para compartilhamento quanto para aquisição. Já o conceito de motorhome The Citroënist Concept, baseado no SpaceTourer, agrega os valores de liberdade e compartilhamento. A configuração interna permite que duas pessoas durmam a bordo e também oferecem um escritório conectado. A mobilidade é ampliada com a disponibilidade de uma bicicleta exclusiva da Martone.
Como toda marca de esportivos, a Aston Martin também procura por um SUV para pagar as contas. O conceito desse provedor já foi apresentado, o Lagonda All Terrain Concept, um utilitário-esportivo com muita personalidade, bem diferente do exótico sedã de mesmo nome lançado nos anos 1970.
Quer uma coisa realmente futurista? O PAL-V Liberty Pioneer Edition é um carro voador projetado na Holanda. A partir de US$ 500 mil (quase R$ 2 milhões), é possível adquirir o veículo, que é um triciclo com 102cv de potência enquanto roda pelas ruas. Na hora de levantar voo, é preciso baixar as asas manualmente e acionar as hélices que darão sustentação ao veículo. Diferente dos helicópteros, o Liberty precisa se deslocar para decolar e pousar, alcançando altitudes de até 3.500 metros e velocidade máxima de 180km/h. .