UAI

Chevrolet Cruze deixa de ser fabricado nos Estados Unidos e no México

Como no Brasil, hatch e sedã estão perdendo espaço para os SUVs em vários mercados. No Brasil, modelo ganha reestilização ainda nesse primeiro semestre nos mesmos moldes do veículo até então vendido nos EUA

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Chevrolet Cruze deixa de ser fabricado nos Estados Unidos e no México
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Chevrolet Cruze vai ganhar reestilização no Brasil ainda nesse primeiro semestre


A General Motors anunciou o fim da produção do Cruze, hatch e sedã, nos Estados Unidos e no México, respectivamente nas plantas de Ohio e Coahuila (onde a nova Blazer passa a ser fabricada). Curioso é que o modelo foi reestilizado nesses mercados há menos de um ano, indicando que a GM vai fazer como seus principais concorrentes naquele mercado, Ford e FCA, focando suas ações em produtos que estão dando mais retorno, como SUVs e picapes.


Por enquanto o Brasil não será afetado por esta baixa, já que nosso Cruze é fabricado na Argentina. Ainda nesse primeiro semestre o modelo vai ganhar o mesmo facelift do veículo americano. Até que o ciclo desse veículo termine, o que costuma durar no máximo três anos, o Cruze deve ser vendido no Brasil. Porém, depois disso, a falta de um projeto global, pode colocar em seu lugar um produto voltado para países emergentes.

De acordo com os emplacamentos de 2018, o desempenho em vendas que mais preocupa é o do Cruze hatch, com apenas 5.535 unidades. Mesmo sendo o hatch médio mais vendido, o volume é muito baixo e acionou o botão do pânico no segmento. Já o Cruze sedã registrou 19.828 emplacamentos, o que equivale a um terço das vendas do campeão Toyota Corolla, um desempenho normal para um segmento que já tem dono.

A principal mudança no Cruze 2020 está na dianteira, com a adoção de um novo para-choque, grade inferior maior e o novo posicionamento da “gravatinha” entre as grades. Na traseira, o modelo ganha apenas um novo para-choque. Já o conjunto mecânico, com motor 1.4 turbo e câmbio automático de seis marchas, continua o mesmo usado atualmente.