O brasileiro tem o péssimo hábito de acreditar que para andar de carro basta abastecer o tanque, virar a chave e seguir caminho. Mas nós sabemos que não é bem assim. Além de cuidar do bom funcionamento do veículo, para evitar transtornos em situações inesperadas, é importante garantir a própria segurança e a de terceiros, observando detalhes que não podem ser esquecidos. A calibragem dos pneus, a regulagem dos faróis, lâmpadas queimadas e os documentos pessoais e do carro são coisas que, se ignoradas, podem resultar em transtornos desnecessários. Confira 10 itens que não podem ser esquecidos.
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Linha 2020 dos VW Gol, Voyage e Saveiro chega com poucas novidadesVolkswagen anuncia a linha 2020 do Gol, Voyage e Saveiro Nova geração do Jeep Wrangler chega ao Brasil a partir de R$ 259.990Nova geração do Nissan Sentra estreia na China e finalmente perde o visual de Tiozão%u2019Nova geração do Nissan Sentra estreia na China e finalmente perde o visual de 'tiozão'1 – NÍVEL DO ÓLEO São poucas as pessoas que se preocupam com o nível do óleo do motor. A maioria deixa para fazer a averiguação na revisão (quando faz!) ou quando vai abastecer e o gentil frentista do posto se oferece para verificar. Mas muitas vezes a pressa faz com que a pessoa dispense a gentileza e siga sem saber como anda o nível de óleo do motor. Fato é que, se estiver abaixo do mínimo, o pouco volume do lubrificante vai comprometer o funcionamento do propulsor, gerando superaquecimento, maior atrito entre as partes móveis e levando-o a fundir.
2 – CALIBRAGEM DOS PNEUS Os pneus são os responsáveis pelo contato do carro com o solo, por isso devem ser tratados com muito cuidado. E a conferência da calibragem é ação obrigatória para garantir a segurança do carro e prolongar a durabilidade dos pneus. Quando rodam muito vazios, os pneus sofrem desgaste irregular e ficam com a estrutura comprometida, além de ficarem mais vulneráveis a cortes quando passam por buracos. O ideal é conferir a calibragem uma vez por semana ou no máximo a cada 10 dias, seguindo sempre os dados de pressão fornecidos pelo fabricante. E lembre-se que o estepe existe e também deve ser calibrado, de preferência com duas libras a mais.
3 – REGULAGEM DOS FARÓIS Geralmente, os carros mais modernos e mais caros contam com sistema automático de regulagem de facho do farol. Porém, a grande maioria dos modelos não conta com esse recurso e a regulagem pode ser feita por comando elétrico de dentro do carro (poucos têm) ou por ajuste manual no próprio farol. E se seu carro não conta com ajuste automático ou elétrico, não deixe de levá-lo ao eletricista para fazer a regulagem do facho do farol. Além de garantir sua segurança, iluminando corretamente, o farol devidamente regulado não vai ofuscar a visão dos motoristas que trafegam no sentido contrário.
4 – LÂMPADAS DOS FARÓIS E LANTERNAS E se o assunto é iluminação, é importante conferir regularmente se as lâmpadas dos faróis e lanternas do carro estão funcionando. Uma simples lâmpada queimada compromete o sistema de iluminação do carro, podendo até provocar acidentes. Sem falar que pode gerar multa.
5 – PALHETAS DO LIMPADOR DO PARA-BRISA Vai sair de casa e está chovendo? Você sabe qual é o estado das palhetas do limpador de para-brisa de seu carro? Pois é, como muitas são de borracha, estão sujeitas ao ressecamento e com isso não fazem a varredura necessária da água no vidro. E isso compromete a visibilidade, principalmente sob fortes chuvas. As palhetas de melhor qualidade são de silicone, mais resistentes à ação do calor e poeira. Quando ficam muito tempo sem uso, as palhetas devem ser submetidas a um processo de limpeza, de preferência com sabão neutro, para a retirada de impurezas. Mas se mesmo assim não estiverem executando bem a função, devem ser substituídas, inclusive a do vidro traseiro, caso o carro tenha. Aproveite para conferir também o nível de água do limpador do para-brisa, adicionando um pouco de xampu neutro.
6 – SISTEMA DE ARREFECIMENTO Se você não quer esquentar a cabeça, confira regularmente o reservatório do sistema de arrefecimento do seu carro. Ele é responsável por manter o motor trabalhando sempre na temperatura ideal e deve ter a mistura de água e etileno glicol, fluido refrigerante que é vendido já pronto em postos de abastecimento.
7 – DOCUMENTOS: CNH E DO CARRO Parece bobagem, mas não esqueça de estar sempre com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O porte da CNH é obrigatório quando se está ao volante, como determina o Artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conduzir veículo sem o documento resulta em infração leve, multa de R$ 88,38 e retenção do veículo até a apresentação do mesmo. E se o motorista esquecer o CRLV em casa? Ele pode até não ser autuado, caso a autoridade de trânsito consiga acessar o sistema on-line para verificar o licenciamento do veículo. Porém, se o sistema estiver fora do ar ou a autoridade de trânsito não conseguir acessá-lo, você será autuado. Portanto, antes de sair de casa confira se está com sua CNH e o CRLV.
8 – CONTATO DA SEGURADORA Não basta pagar o seguro, é preciso ter em mãos os contatos da seguradora caso você se envolva em um sinistro – batida ou roubo do carro. Geralmente, as companhias de seguro fornecem adesivos e cartões com os números de contato para os casos de emergência. Mas não custa nada registrar o número na agenda do celular.
9 – CELULAR E VOLANTE Nunca é demais lembrar que não se pode falar ou digitar ao celular enquanto dirige.
10 – ACUMULADOR DE ENERGIA Apesar de o uso do celular ser proibido enquanto se dirige, o aparelho é de fundamental importância em situações de emergência, para acionar o socorro. Então imagine-se em uma situação na qual acaba a carga das baterias do carro e do celular, e você está só e em um local ermo. Um acumulador de energia pode ser a solução para a recarga do celular, pois vai permitir que você consiga fazer contato para pedir ajuda. Então acrescente em sua lista de utilidades o acumulador de energia, que deve estar sempre carregado..