A Mercedes-Benz apresentou o GLB, seu novo SUV de porte intermediário que vai se posicionar entre o GLA e o GLC. Para começo de conversa, já vamos falando que o modelo será vendido no Brasil, vindo do México, a partir de 2020. Mas o utilitário-esportivo também será fabricado na China, onde sua versão conceito foi apresentada há cerca de dois meses durante o Salão de Pequim, praticamente igual ao veículo que irá para as ruas.
Leia Mais
Novo Chevrolet Tracker é lançado na China a partir de R$ 56 milJetta GLI é versão nervosa do sedã médio da Volkswagen, que chega por R$ 144.990Emplacamentos: vendas do VW T-Cross avançam, mas ainda têm desempenho tímidoSuzuki lança linha 2020 do jipinho Jimny com preços entre R$ 71.490 e R$ 89.990Veículo de carga autônomo e elétrico da Volvo fará primeira operação real na SuéciaO inédito GLB é construído sobre a plataforma compacta MFA II, a mesma do Classe A Sedan, Classe B e CLA. Suas dimensões são 4,62 metros de comprimento, 1,82m de largura, 1,65m de altura e 2,83m de distância entre-eixos, o que está mais para um SUV médio e nos deixa mais aliviados, já que o veículo tem capacidade de levar até sete ocupantes (resta saber se faz isso com conforto).
O design não é tão fluido como o do GLA e GLC, sendo o capô mais baixo e o para-brisa menos inclinado, com linhas bastante originais. Apesar de ter um porte mais quadrado, para aproveitar melhor o espaço (ele tem que levar sete pessoas!), as extremidades são arredondadas. Também por isso a área envidraçada é generosa. Capô vincado, rodas enormes, molduras nas caixas de roda e dupla saída de escape são elementos que agregam esportividade.
DENTRO O interior traz painel de instrumentos digital, numa tela enorme que também abrange a central multimídia MBUX. O projeto buscou a versatilidade e o maior aproveitamento possível do espaço, já que o modelo tem proposta familiar.
Os alemães destacam a segurança dedicada à terceira fileira de bancos, que conta com apoios de cabeça retráteis, cintos de segurança com pré-tensionadores, airbags de cortina que também protegem esses passageiros e fixações Isofix e Top-Tether para cadeiras infantis. A terceira fileira também tem suportes de bebidas entre os bancos e compartimentos com entradas USB. Quando estão fora de uso, esses assentos podem ser embutidos no assoalho do compartimento de carga. O porta-malas tem capacidade de 560 litros (sem a terceira fileira de bancos), que podem chegar a 1.755l com os bancos rebatidos.
MOTORES São duas motorizações a gasolina disponíveis.
Também existe opção do motor 2.0 a diesel, com potências de 150cv e 190cv e torques de 32,6kgfm e 40,8kgfm, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas. Também há opção de tração integral 4Matic, com distribuição da força nos eixos variando conforme o modo de condução escolhido pelo motorista: a proporção é de 80:20 (dianteira:traseira) no modo Eco/Comfort; 70:30 no Sport; e 50:50 no Off-Road. As suspensões têm configuração McPherson na dianteira e multilink na traseira.
MERCADO Com este lançamento, agora a Mercedes-Benz conta com oito modelos compactos em sua gama, de hatches a sedãs, de cupês a peruas. A oferta de opções intermediárias como o GLB é interessante porque um a cada três modelos vendidos da marca é um SUV, e um a cada quatro é um compacto. Os principais concorrentes do GLB são os SUVs compactos alemães Audi Q3 e BMW X1..