Neste mês de junho a Citroën celebra 100 anos de história como uma das marcas mais criativas do mundo. Basta pinçar qualquer modelos dessas várias décadas para encontrar ali design ousado e original, por dentro e por fora, o que hoje é quase um ato de coragem. Por aqui a representatividade da marca já foi melhor. Em 2018, entre automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, a marca não alcançou 1% do mercado (0,82%).
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2 CV O Citroën C3 foi posto ao lado do 2 CV. O projeto do 2 CV (se você tiver em uma rodinha de amigos, pode pronunciar “dê chevô”, em bom francês) nasceu em 1936, quando o novo diretor Pierre Boulanger encomendou ao engenheiro André Lefebvre um veículopopular, confortável e menor que os anteriores. Em 1939 o veículo já estava pronto, mas sua produção precisou dar lugar aos esforços da Segunda Grande Guerra. Depois de muita bala, o carrinho finalmente foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1948.
TYPE P17 O Aircross foi colocado ao lado do Half-Track Type P17, apresentado ao mundo em 1922. Para demonstrar a confiabilidade e robustez do veículo, o fundador da marca, André Citroën, organizou uma expedição de travessia do Deserto do Saara, percorrendo mais de 3.500 quilômetros hostis, tornando-se um dos cinco primeiros veículos motorizados da história a cumprir esta rota e dando origem a outras duas expedições, o Cruzeiro Negro e Cruzeiro Amarelo, realizadas em 1924 e 1931.
GS A terceira dupla é formada pelo Citroën C4 Lounge e o GS.
TRACTION AVANT A quarta associação foi feita entre o Citroën C4 Cactus e o belíssimo Traction Avant. Lançado na década de 1930, o modelo ganhou notoriedade por sua inovação e tecnologia que inspiraram toda a indústria automobilística. Ele foi o primeiro carro com chassi monobloco a ser fabricado em série. Como o próprio nome indica, o Traction Avant tinha tração nas rodas dianteiras. Mais baixo e aerodinâmico que os outros carros da época, o modelo rompeu com os códigos visuais em vigor. Foi o último carro lançado por André Citroën antes de sua morte, projetado em colaboração com o engenheiro André Lefebvre e o designer Flaminio Bertoni..