Dirigimos na Coreia do Sul o BR2, como é conhecido internamente na Hyundai o projeto do novo HB20. O modelo usa a mesma plataforma do HB20 atual, mas com algumas modificações importantes que trouxeram benefícios. A principal delas foi o aumento da distância entre-eixos, que subiu de 2,50m para 2,53m. Com isso, alguns pontos de fixação da carroceria foram alterados e a utilização de aços de alta resistência subiu de 19% para 30%, deixando o carro mais leve e seguro. De acordo com os engenheiros, a resistência geral da carroceria teve um ganho de 19%, e o espaço interno foi ampliado em 47mm.
Leia Mais
Saiba quanto custariam os carros populares da década de 1990 nos valores atuaisSexta geração do Hyunda Azera chega ao Brasil por astronômicos R$ 269.900Rodamos no Fiat 147 ano 1979, o primeiro carro a álcool fabricado em série no mundoTroller T4 ganha versão Trail, feita para encarar tranqueiras nas trilhasFotos vazadas revelam que Renault Sandero pouco vai mudar após a reestilização
O hatch cresceu 20mm no comprimento(3,94m) e na largura (1,70m), mantendo a mesma altura (1,47m). Já o sedã cresceu 30mm no comprimento (4,26m), tendo as demais medidas iguais às do hatch. No quesito porta-malas, o hatch manteve os 300 litros do modelo atual, mas o sedã subiu de 450 para 475 litros. Foram usados muitos elementos do conceito Saga, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado.
MOTORES O novo Hyundai HB20 será comercializado no Brasil inicialmente com duas opções de motor três-cilindros 1.0.
O novo HB20 vai trazer quatro airbags de série, além de sistemas de segurança como alerta de colisão dianteira com atuação nos freios, aviso de mudança de faixa, limitador de velocidade, start/stop, controles de estabilidade e tração, controle de pressão dos pneus, câmera de ré, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura e aletas para trocas de marchas.
(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai.