Vrum

Fotos vazadas revelam que Renault Sandero pouco vai mudar após a reestilização

Nova frente da versão R.S. é idêntica à atual - Foto: WhattsApp/Reprodução
Perto da reestilização da dupla Sandero e Logan chegar às concessionárias, circula nas redes sociais justamente a imagem mais polêmica do hatch da Renault. Anteriormente revelada por meio do registro de patentes no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), inicialmente as lanternas horizontais não agradaram muito. Com a foto, ficou claro que a parte da lanterna que fica na carroceria permanece igual à atual, mudando apenas os elementos internos justamente para combinar com a parte localizada na tampa do porta-malas.


Ainda analisando a traseira, é possível ver que a tampa do porta-malas foi redesenhada para receber as lanternas horizontais. A logomarca da Renault cresceu e ultrapassa o vinco central da tampa traseira. Aparentemente, agora o modelo não traz o botão da maçaneta dentro do losango da marca francesa, devendo existir um mecanismo elétrico de abertura na fenda junto ao para-choque. A dianteira é praticamente a mesma da atual, apenas se diferenciando pela maior separação entre a grade inferior do para-choque e os faróis de neblina, que ganham novas molduras. O interior também não muda muito, mantendo o mesmo quadro de instrumentos e desenho atual, com um ou outro detalhe.

Dianteira das versões 'normais' traz como novidade a maior separação entre a grade inferior do para-choque e os faróis de neblina, que ganham novas molduras - Foto: INPI/Divulgação
Esta pode ser uma estratégia perigosa para um produto que já não goza de boa relação custo-benefício e inserido num contexto em que concorrentes importantes como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão prestes a ganhar mudanças mais profundas. A principal característica do Sandero, que o eleva como o preferido dos motoristas de aplicativo, é o espaço interno.
Porém, este predicado já vem sendo oferecido pelos hatches premium, cujas versões de entrada não trazem diferença de preço tão expressiva.

Mudanças no sedã Logan também não serão profundas - Foto: INPI/Divulgação
VERSÕES O Sandero da foto vazada é a versão esportiva R.S., que traz diversos elementos exclusivos como rodas de 17 polegadas pintadas em preto, pneus de perfil baixo, aerofólio, para-choque traseiro com difusor de ar, dupla saída de escape, minissaias laterais e para choque dianteiro exclusivo com luzes diurnas de LED integradas. Aqui também podemos esperar o interior sem qualquer novidade, com revestimento exclusivo nos bancos, pedaleiras de alumínio e volante em couro com costura vermelha aparente.


Além dessa versão veloz, o hatch aventureiro Stepway também fará parte da gama Sandero. Também espera-se para o sedã Logan uma inédita versão aventureira. As demais versões passam a adotar as mesmas nomenclaturas usadas atualmente em outros modelos da marca: a de entrada Authentique passa a se chamar Life; a intermediária Expression vira Zen; e a versão de topo Dynamique a partir da reestilização passa a se chamar Intense.

MOTORES Os motores disponíveis para esses modelos permanecem os mesmos. O econômico 1.0 Sce 12V tem 79cv de potência e 10,2kgfm de torque (com gasolina) além de 82cv e 10,5kgfm (com etanol). Já o 1.6 Sce 16V traz potências de 118cv (gasolina) e 120cv (etanol), além do torque de 16kgfm (com ambos os combustíveis).
Estes propulsores mantêm o câmbio manual de cinco marchas, porém o 1.6 deve trazer a opção de câmbio automático tipo CVT, que entra no lugar do automatizado Easy’R. A versão esportiva R.S. também mantém o motor 2.0 flex com 145cv e 20,2kgfm (gasolina) e 150cv e 20,9kgfm (etanol), sempre com câmbio manual de seis velocidades..