De Recife (PE)* - A Fiat nada de braçada no segmento de picapes no Brasil, onde garante a liderança com a compacta Strada e a intermediária Toro. Os dois modelos representam mais de 40% do volume de vendas do segmento, mas a montadoras quer ampliar ainda mais a vantagem. Para isso, lança a linha 2020 da picape Toro com discretas mudanças no visual, amparada no argumento de que “em time que está ganhando não se mexe”. Na prática, o modelo ganhou apenas o overbumper, mais conhecido como quebra-mato, na verdade uma saliência no para-choque dianteiro. Traz também a versão Endurance nas novas configurações 1.8 flex, associada ao câmbio manual de cinco marchas (R$ 92.990), e a 2.0 turbodiesel, com transmissão automática de nove velocidades e tração 4x4 (R$ 129.990). E, até o fim do ano, a picape ganhará a versão Ultra, com tampa rígida de fibra para a caçamba.
Leia Mais
Confira os lançamentos de carros que chegam ao mercado ainda em 2019Após vazamento de imagens, Renault divulga fotos oficiais do Sandero reestilizadoHyundai Creta ganha reestilização leve na linha 2020, com direito a remarcação de preçoFiat Argo e Cronos recebem três estrelas no teste de impacto do Latin NCAPA Fiat considera que a Toro inaugurou um novo segmento de picapes, denominado Sport Utility Pick-up (SUP), que na prática é um modelo intermediário entre as compactas e as médias. E, apesar de a montadora ignorar solenemente, é preciso lembrar que quem inaugurou esse segmento foi a Renault, com a picape Duster Oroch. Tudo bem que são produtos diferentes em termos de design, mas o modelo da marca francesa foi pioneiro no segmento.
Para a Fiat, a Toro traz uma mistura dos conceitos de picape e SUV, dando ao utilitário um jeitão de automóvel nem sempre comum neste segmento.
Outra novidade muito benvinda na linha 2020 da Toro é a nova central multimídia, com tela tátil de sete polegadas, mais fácil de visualizar e interagir. O sistema tem conectividade com o Android e uma CPU de 800 MHz para rápido processamento de dados. A memória interna é de 4GB para armazenamento de informações, trabalhando com memória RAM de 1GB.
S-DESIGN Outra novidade é o conceito S-Design, que será disponibilizado na versão Freedom (flex e diesel). Apresentado no Salão de Genebra de 2017, o pacote de estilo é incorporado à picape dentro da fábrica em Goiana (Pernambuco) pelo Mopar Custom Shop, mantendo a qualidade e garantia total. Com preço de R$ 5 mil, agrega faixas adesivas no capô e na tampa traseira da caçamba, identificação da versão e motorização escurecidos, assim como emblemas e badges especiais. O santantônio e estribos laterais são pintados em preto. Retrovisores externos, grade superior dianteira e barras de teto em cinza. As rodas também são pintadas em cor escura.
ULTRA A novidade da linha Toro 2020 que vai ficar para depois, mais precisamente para novembro ou dezembro, é a nova versão Ultra. Com motor 2.0 turbodiesel, tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas, a nova versão vai trazer o dynamic cover de série, que é uma tampa de fibra de vidro com tranca que cobre a caçamba. Foi a solução que a Fiat encontrou para dar um aspecto ainda mais acentuado de SUV à picape e oferecer maior proteção aos objetos que são colocados na caçamba, além de melhorar a vedação contra infiltração de água. A tampa é removível, facilitando o transporte de objetos maiores. Mas a tampa só pode ser aberta quando as portinholas traseiras da caçamba são destravadas. A Fiat ainda inseriu na linha 2020 da Toro as novas cores marrom deep, prata billet e azul jazz.
DIRIGINDO Na apresentação da nova linha Toro, dirigimos a inédita versão Endurance com motor 1.8 flex e câmbio manual, que passa a ser a versão de entrada. Até então, essa motorização só era disponibilizada com câmbio automático. Na prática, já é sabido que esse motor 1.8 flex não proporciona bom desempenho e nem garante bons números de consumo. Porém, com o câmbio manual, a picape fica um pouco mais ágil, já que o motorista pode fazer as mudanças de marchas no momento ideal. O câmbio tem relações de marchas mais curtas, favorecendo a performance. Mas, de qualquer forma, não é nada que mude a ideia de que a melhor opção para a Toro é o motor a diesel.
(*) Jornalista viajou a convite da Fiat
Preços da Fiat Toro 2020
Toro Endurance 1.8 Flex MT5 - R$ 92.990
Toro Endurance 1.8 Flex AT6 - R$ 98.990
Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 129.990
Toro Freedom 1.8 Flex AT6 - R$ 109.990
Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design - R$ 114.990
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 140.990
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 S-Design - R$ 145.990
Toro Volcano 2.4 Flex AT9 - R$ 122.990
Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 152.990
Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4 – R$ 159.990