(ô\!/ô) O Fusca nasceu a partir da demanda de um carro popular para a Alemanha. Quando o projeto estava prestes a ser concluído, a Segunda Guerra Mundial atrasou seu lançamento. O veículo chegou a ser usado durante o conflito na forma de jipes e anfíbios. De volta à paz, o modelo finalmente foi lançado na Alemanha, e, com o passar do tempo, foi ganhando o mundo. No Brasil, o Volkswagen Sedan foi montado pela Brasmotor em 1950, o que foi feito pela própria Volkswagen em 1953, que só passou a fabricá-lo por aqui em 1959.
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O carrinho media 4,07 metros de comprimento, 1,54m de largura, 1,50m de altura e 2,40m de entre-eixos. O peso? 730kg. O Fusca não era a referência em porte, luxo nem beleza. Também não custava nenhuma barbada. Mas, com o tempo, a simplicidade e a confiabilidade do projeto convenceram.
NEW BEETLE Apresentado como conceito em 1994, uma segunda geração do Fusca foi lançado em 1998. O design do New Beetle era assinado pela equipe de J Mays, e apenas as linhas foram inspiradas no velho Besouro. A releitura também deu direito à carroceria descapotada. Construído sobre a plataforma do Golf IV, o modelo trazia motor e tração dianteiros.
As dimensões do veículo eram 4,13m metros de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,51m de entre-eixos. O peso aumentou muito, 1.246kg, o que pode ser explicado também pela enorme oferta de itens de conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, etc.). O porta-malas tinha apenas 214 litros, mantendo a tradição de carro ruim para levar bagagem (para aproveitar melhorar o espaço no Fusca antigo, era preciso moldar as malas como as curvas do capô, fora que aquele bagageiro atrás do banco traseiro – vulgo chiqueirinho – só podia levar bagagem pequena). É interessante observar que a fabricação desta segunda geração coexistiu com o velho Fusca na planta mexicana de Puebla. O New Beetle foi fabricado até 2011.
FUSCA Para a terceira geração, lançada na sequência, a Volkswagen permitiu o uso oficial dos apelidos regionais que o modelo ganhou mundo afora. Assim, o veículo vendido no Brasil tinha o nome “Fusca” escrito na carroceria. Seu design foi inspirado no Fusca clássico, mas com linhas tão esportivas e agressivas que remetem a um Porsche. Fabricado em Puebla, no México, sua plataforma também era a do Golf VI (PQ35). As dimensões voltam a aumentar: 4,27 metros de comprimento, 1,80m de largura, 1,48m de altura e 2,53m de entre-eixos.
O desempenho também era afiado. O motor standard era o 2.0 TSI, com 211cv e 28,6kgfm, com direito a câmbio automatizado de dupla embreagem (mas também havia opção do manual).