De São Paulo (SP)* - O Chevrolet Cruze não está entre os modelos mais vendidos no país, mas mantém um público consumidor fiel, que procura um automóvel bem equipado e com bom desempenho. Sua participação é de 17% do segmento dos sedãs médio. A nova versão topo de linha Premier, disponível para sedã e hatch Sport6, chega com discretas alterações de estilo, mas mantém o conjunto mecânico.
Leia Mais
Honda Civic ganha reestilização leve, com preços entre R$ 97.900 e R$ 134.900Ford confirma a chegada do SUV médio Territory para 2020, vindo da ChinaFiat Cronos HGT, versão esportivada do sedã compacto, chega a partir de R$ 78.490Volvo lança nova geração do sedã S60, que chega com preços a partir de R$ 195.950BMW apresenta novidades que vão desembarcar no Brasil, de esportivo a SUV grandalhãoA General Motors continua apostando na conectividade como um dos principais atrativos de seus modelos. Assim, a principal novidade do Cruze é o sistema Wi-Fi, que permite a conexão rápida com a internet. A antena permite captação de sinal 12 vezes melhor, possibilitando manter a rede em 4G sem interrupção. Ou seja, de acordo com a Chevrolet, em viagens mais longas, em lugares com zonas cinzentas, a possibilidade de manter a rede é maior.
Serão oferecidos planos de dados com preços acessíveis, a partir de R$ 29,90. O sinal do Wi-Fi pode ser captado a 15 metros do veículo, possibilitando conexão com até sete dispositivos e permitindo que os passageiros usem tablets ou laptops para assistir filmes, ouvir músicas e acessar jogos. Serão três meses de degustação gratuita.
A versão traz a nova geração da central multimídia MyLink, com tela tátil de 8 polegadas, duas entradas USB no console dianteiro (atrás não tem) e carregamento sem fio compatível com vários modelos de celulares. O MyLink agora traz sistema para reconhecimento do motorista – por meio da chave eletrônica que está no comando – e ajusta automaticamente o conteúdo da tela de acordo com as preferências memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio etc). O sistema possibilita o pareamento com até dois celulares simultaneamente.
ESTILO No que diz respeito ao estilo, o Cruze ganha nova grade, com a gravata centralizada e novo desenho interno. A parte inferior do para-choque também foi redesenhada, ganhando nova moldura dos faróis de neblina. No Cruze sedã, a grade ganha filetes cromados, enquanto no Sport6 ela é toda preta. Na traseira, as lanternas ganharam lente mais pronunciada, tipo 3D, e luzes de LED.
CONJUNTO MECÂNICO O motor é o mesmo 1.4 turbo flex de 153cv (quando abastecido com etanol), e continua sendo disponibilizado com a transmissão automática de seis velocidades, mas sem as aletas para mudança de marchas atrás do volante. Falha grave! O modelo agora tem a opção de desativar o sistema start/stop, que desliga o motor em paradas para economizar combustível. É opção pra quem não gosta do liga e desliga do motor.
O modelo passa a contar com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, que atua na faixa de 8km/h a 80km/h. Outros sistemas de auxílio à condução disponíveis são os alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de colisão frontal, que agora também passa a atuar com frenagem automática de emergência. O Cruze Premier traz ainda sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos.
* Jornalista viajou a convite da General Motors
.