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Volkswagen anuncia o New Urban Coupé, veículo inédito desenvolvido no Brasil

Ao anunciar cerca de R$ 5 bi em investimentos nas suas fábricas em São Paulo, Volkswagen revela um sketch do New Urban Coupé, SUV que será produzido no Brasil

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Volkswagen anuncia o New Urban Coupé, veículo inédito desenvolvido no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O SUV compacto será montado sobre a plataforma MQB, a mesma do hatch Polo e do sedã Virtus


A Volkswagen continua focada na ampliação de sua linha até 2020, e para isso anunciou novos investimentos no Brasil. Em Wolfsburg, na Alemanha, o COO mundial da marca, Ralf Brandstätter, e o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, receberam o governador de São Paulo, João Doria, e anunciaram investimentos de R$ 7 bilhões em território brasileiro, sendo que deste total R$ 5 bi serão direcionados às fábricas paulistas. Mas os executivos da montadora aproveitaram a oportunidade para apresentar o sketch do New Urban Coupé, um novo SUV compacto que usará a plataforma modular MQB, a mesma do Polo, e será totalmente desenvolvido e produzido no Brasil.


Do total de investimentos direcionados às fábricas paulistas, R$ 2,4 bilhões serão destinados aos novos projetos, que serão apresentados ainda no biênio 2019/2020. Entre esses projetos, está um modelo 100% desenvolvido no Brasil, que, segundo o fabricante, “traz um conceito inédito em seu segmento no mercado brasileiro e conta com grande potencial para exportação”. O mesmo modelo será produzido também na Europa. No Brasil, o SUV com linhas de cupê será produzido na unidade Anchieta e será posicionado abaixo do T-Cross. Terá linhas aerodinâmicas, com o teto e linha de cintura mais baixos.


“É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil exportará o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global. É a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvidos no Brasil. Um carro que representará um novo segmento, com novidades que certamente atrairão e conquistarão ainda mais clientes para a marca Volkswagen”, afirmou Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Trata-se do conceito New Urban Coupé, com design que traz esportividade aliada a uma posição de dirigir mais elevada. “É uma receita única no segmento que ele ocupará. Será a democratização de um estilo hoje oferecido apenas em modelos de segmentos premium”, acrescentou o executivo.


A VW revela que o novo modelo trará ainda inédito sistema de infotainment (multimídia com conectividade e áudio), também totalmente desenvolvido no Brasil. Foram cerca de 50 engenheiros trabalhando no desenvolvimento do sistema, que deve trazer uma conectividade ainda mais intuitiva, reforçando a ideia de que a Volkswagen direciona parte de seus investimentos para digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas, a partir da matriz em São Bernardo do Campo.

O modelo terá linhas que lembram as de um cupê, com teto e linha de cintura mais baixos


Para desenvolver os novos projetos, a área de engenharia e design da VW contratou 100 profissionais, que se juntam aos 850 do time. A montadora revela que o novo veículo está sendo desenvolvido com ferramentas avançados, como impressoras 3D, e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial. Com o processo de design totalmente digitalizado, é possível fazer alterações nas linhas do carro, seguindo as opiniões de clientes apontadas em clínicas. Já o sistema de Protótipo Virtual permitiu acelerar o tempo de desenvolvimento do New Urban Coupé em quase um ano.


Para a linha do New Urban Coupé na fábrica Anchieta, a unidade receberá um novo conjunto de prensas, que produzirá quatro vezes mais peças por minuto. A troca das ferramentas de estampagem, que mudam dependendo do veículo ou da peça a ser produzida, também será reduzida de 45 para 5 minutos. O novo modelo será produzido onde também são fabricados o Polo, o Virtus, a Saveiro e a Saveiro Cross.


Já a fábrica de motores de São Carlos terá a linha de usinagem de virabrequins duplicada, passando de mil para duas mil unidades diárias. Os investimentos também tiveram como foco a flexibilização das linhas de montagem de motores, mas a fábrica tem atuação ainda na exportação de componentes para Chemnitz, na Alemanha, e para o México.