Algumas das atrações do Salão de Frankfurt (que abre as portas ao público de hoje a 22 de setembro) soam como uma volta ao passado, ao menos para os amantes dos veículos antigos. Mas alguns fabricantes colaboram para isto. A Volkswagen chegou a comparar a importância do novo elétrico ID.3 a modelos clássicos como o Fusca e o Golf. “O Fusca rompeu os conceitos de produção de veículos no mundo pela sua concepção simples e icônica em um carro com motor traseiro. O Golf fez a mesma coisa ao unir em um modelo com motor frontal dirigibilidade única e design atemporal. O ID.3 muda tudo isso de novo ao trazer o motor elétrico na parte inferior do veículo”, afirmou um porta-voz da marca alemã.
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O modelo mescla linhas aerodinâmicas com detalhes tecnológicos, e é o primeiro a receber o novo logotipo da marca, com traço mais fino e visual mais limpo. O interior tem quadro de instrumentos digital e uma tela tátil de 10 polegadas no centro do painel. Entre os principais itens disponíveis (conforme a versão), destaque para identificação de placas de trânsito, frenagem de emergência, monitoramento de pedestres, frenagem pós-colisão, sistema de manutenção de faixa e assistente de estacionamento. O ID.3 dará origem a outros modelos, como os SUVs ID Crozz e ID Roomzz, o sedã ID Vizzion, o furgão ID Buzz (uma Kombi!) e o bugue ID Buggy.
PUMA Já a Ford está “atacando” de Puma, mas não aqueles cupês bonitos que a Lumimari fabricava no Brasil com motores DKW ou Volkswagen, mas um crossover com design bastante carismático. A plataforma usada é a mesma do Fiesta, o que pode indicar que o EcoSport pode estar com os dias contados na Europa. O nome Puma também foi usado para batizar um cupê compacto da Ford fabricado na Alemanha.
O interior é tecnológico, com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que pode ser configurado pelo motorista. Por fora são 12 sensores ultrassônicos, três radares e duas câmeras. Esses são os “olhos” do veículo para agregar funções semi-autônomas como controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda, reconhecimento de sinalização e assistente de faixa de rodagem. O Puma não deve ser vendido no mercado brasileiro.
DEFENDER A Land Rover apresentou a nova geração do Defender, que deixa de lado a pegada de jipão para se transformar em um luxuoso SUV. Disponível com carroceria curta, denominada 90, e alongada, o 110, o modelo já foi confirmado para o Brasil. “Nós idealizamos o novo Defender para ser um carro pronto para qualquer situação, com um design inspirado no passado, mas não preso a ele.
O veículo traz uma sofisticada suspensão adaptativa a ar, capaz de elevar a carroceria em até 14,5cm. A altura em relação ao solo é de 29,1cm, 2cm a mais que qualquer SUV da Land Rover. Apesar do jeito “Mauricinho”, o modelo mantém os predicados necessários para o fora de estrada, incluindo o sistema Terrain Response 2, que adapta o comportamento do veículo para cada situação. O novo perfil Wade Programme, indicado para transpor trechos alagados, adapta a suspensão para encarar trechos com até 90cm de profundidade.
O interior traz a manopla de câmbio montada no painel, abrindo espaço para acomodar um assento opcional extra no centro. Isso significa que o Defender 110 oferece configurações de quatro, cinco, ou cinco mais dois assentos. Já o Defender 90 poderá acomodar até seis ocupantes. São quatro opções de motores, sendo dois a diesel e dois a gasolina, mas o destaque virá em breve, um propulsor com tecnologia híbrida com potência combinada de 400cv. Toda a linha Defender é equipada com câmbio automático de oito velocidades..