Vrum

Confira 5 hatches compactos que serão lançados ao longo de 2020

Lanternas horizontais são uma importante ruptura no design do modelo - Foto: Honda/Divulgação
Se em 2019 vimos a renovação de Chevrolet Onix e Hyundao HB20, dois dos três modelos mais vendidos do país, o ano que está para entrar nos guarda ao menos mais cinco hatches compactos, entre novas gerações e versões esportivas.

Honda Fit
Quarta geração do hatch tem quadro de instrumentos digital - Foto: Honda/Divulgação
A Honda lança a quarta geração do Honda Fit no segundo semestre. Na Europa, o modelo ganha pela primeira vez motorização híbrida, o que justifica as novas linhas bem menos agressivas que as atuais, obtidas apesar da preservação do desenho básico que o acompanha desde o começo.

Dianteira do 208 tem uma imensa grade e carroceria 'musculosa' - Foto: Peugeot/Divulgação
A ruptura está evidente no conjunto óptico, com faróis mais arredondados e lanternas horizontais. O interior também preserva a versatilidade da origem de monovolume do modelo, materializada principalmente nas várias configurações dos bancos. No Brasil, a novidade mecânica é a estreia do novo motor 1.0 turbo.

Peugeot 208
Lanternas são unidas por um aplique em preto - Foto: Peugeot/Divulgação
A nova geração do Peugeot 208 tem design bem mais agressivo e encorpado que a atual, com destaque para a imensa grade, carroceria “musculosa” e lanternas unidas por um aplique em preto. O interior tem quadro de instrumentos digital e um grande display flutuante para o sistema multimídia.


O Kia Rio tem 4,06 metros de comprimento, 2,58m de entre-eixos, 1,72m de largura e 1,45m de altura - Foto: Kia/Divulgação 

Serão três opções de motor, os atuais 1.2 PureTech (com até 90cv de potência e 12,9kgfm de torque) e o 1.6 FlexStart (até 118cv e 16,1kgfm), e o novo 1.2 PureTech turbo, que na Europa tem 130cv e 20,4kgfm, números que podem ser “vitaminados” com a colocação da tecnologia flex. Até então fabricado no Brasil, o compacto passa a vir da Argentina. A previsão de chegada é ainda no primeiro quadrimestre de 2020.

Kia Rio
Modelo terá rodas de 17 polegadas de série - Foto: Kia/Divulgação
A Kia confirmou a chegada do Rio para a segunda quinzena de janeiro, importado do México. De acordo com a marca, o compacto vai jogar no time dos premium, ao lado de VW Polo e Toyota Yaris, com 4,06 metros de comprimento, 2,58m de entre-eixos, 1,72m de largura e 1,45m de altura.

O motor 1.6 tem até 130cv de potência e 16,5kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

Versão esportivada do Onix traz apliques nos para-choques, saias laterais e as logomarcas em preto - Foto: Reprodução Internet
Serão duas versões disponíveis, EX e LX, tendo como principais itens de série ar-condicionado digital, direção elétrica, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina, rodas de 17 polegadas, teto solar, central multimídia com tela tátil de 5 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de estabilidade e câmera de ré.

Chevrolet Onix RS
Aerofólio agressivo e rodas pretas completam visual diferenciado do RS - Foto: Reprodução Internet
Aqui entramos na seara de versões esportivadas. Visualmente, o Chevrolet Onix RS traz a sigla da versão gravada na grade, que tem novos elementos, apliques nos para-choques, saias laterais, aerofólio mais agressivo, rodas pintadas de preto e até as logomarcas em preto.

Polo GTS vem equipado com motor 1.4 turbo tem 150cv de potência 25,5kgfm de torque - Foto: Volkswagen/Divulgação
O interior vai nessa levada, colunas e teto em preto e apliques vermelhos nas saídas de ar. O conjunto mecânico tem motor 1.0 turbo, com 116cv de potência e 16,8kgfm de torque, e câmbio manual de seis marchas. A versão será posicionada acima da LTZ manual, que custa R$ 60.990.

VW Polo e Virtus GTS
Mas modelo terá preço de VW Golf, na casa dos R$ 90 mil - Foto: Volkswagen/Divulgação
Já os Volkswagen Polo e Virtus GTS têm temperamento um pouco mais nervoso. O motor 1.4 turbo tem 150cv de potência 25,5kgfm de torque, e o câmbio é automático de seis marchas. O visual dos compactos tem faróis de LED com elementos que dão continuidade à linha vermelha que corta a grade, em estilo colmeia e com a inscrição “GTS”, para-choques exclusivos, defletor em preto brilhante e escapamento duplo. O interior deve trazer quadro de instrumentos digital de série.
O modelo chega ao mercado ainda no início do ano. O preço do hatch é de Golf: R$ 90 mil.


- Foto: Nissan/Divulgação
BÔNUS

Já que citamos o Virtus, segue mais um sedã...

 

Nissan Versa
- Foto: Nissan/Divulgação
A nova geração do sedã está confirmada para o segundo trimestre, importado do México. O Versa atual, fabricado no Brasil, continua em linha, mas passa a se chamar V-Drive. O modelo mantém o excelente espaço interno, e ganha em acabamento, adotando o painel do Kicks. Se a Nissan do Brasil quiser, em outros mercados o modelo oferece itens como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro e até controle adaptativo de velocidade.



.