UAI

Confira os modelos mais vendidos do mercado brasileiro ao longo de 2019

Fenabrave divulga os emplacamentos de 2019, que, pela quinta vez consecutiva, coroa o Chevrolet Onix com a liderança do mercado brasileiro, que registrou alta de 10,48%

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Confira os modelos mais vendidos do mercado brasileiro ao longo de 2019
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Investimento feito na segunda geração do Chevrolet Onix foi premiado com a manutenção da liderança do mercado brasileiro pelo quinto ano consecutivo


Pela quinta vez consecutiva, o Chevrolet Onix é o automóvel mais vendido do Brasil, com um total de 241.214 emplacamentos ao longo de 2019. A liderança premia a ambição da marca ao desenvolver a segunda geração do modelo, tendo acertado no design, espaço interno, motorização (apesar dos casos de incêndio que estão sendo investigados) e preço.

Já a renovação do Hyundai HB20 não foi tão bem recebida...

... perdendo a segunda colocação geral para o Ford Ka

HB20 x KA
Já a renovação do Hyundai HB20 não surtiu o mesmo efeito, e o compacto perdeu a segunda colocação para o Ford Ka, que somou 104.331 emplacamentos. Apesar da evolução, o visual do hatch da marca coreana ainda não foi bem recebido, e ao longo do ano foram vendidas 101.590 unidades do modelo.


KWID x MOBI
A quarta colocação ficou com o Renault Kwid, que obteve 85.117 emplacamentos, enquanto seu único concorrente entre os compactos de entrada, o Fiat Mobi, somou 53.444 unidades vendidas, ficando em 12º lugar entre os automóveis. Apesar do projeto jurássico, o Volkswagen Gol ficou com a quinta colocação, com 81.285 emplacamentos, o que nem seu preço, elevado (a partir de R$ 47.020), justifica.

Fiat Argo foi o sexto automóvel mais vendido e ainda superou o VW Polo


ARGO x POLO
Já na briga entre Fiat Argo e VW Polo, ponto para o hatch da marca italiana, que, com 79.001 emplacamentos, ficou com a sexta colocação. Já o modelo da VW obteve 72.057 unidades, ficando na oitava posição.

Em dezembro, Onix Plus foi o segundo modelo mais emplacado do país


PRISMA
O Chevrolet Prisma ficou com a sétima colocação, mas, se não tivesse virado Onix Plus depois da chegada da segunda geração, por pouco não roubaria a terceira colocação do HB20. Se somarmos os emplacamentos do Prisma (73.721) com os do Onix Plus (26.852) o resultado são 100.573 sedãs. Ainda entres os sedãs compactos, o Ford Ka Sedan foi o 15º automóvel mais emplacado, com 51.260 unidades, enquanto o Hyundai HB20S, assim como seu hatch, não teve sorte, tendo acumulado 34.893 emplacamentos (22ª colocação).

Jeep Renegade terminou o ano como o SUV mais emplacado


SUVS
A partir da nona colocação, temos uma sequência de SUVs: Jeep Renegade confirmou a supremacia, com 68.726 emplacamentos, seguido pelo irmão maior, o Jeep Compass, que somou 60.362 unidades vendidas. Na reta final, o Hyundai Creta, 11º mais vendido, “bateu” o Nissan Kicks (que ficou na 13º posição): 57.460 x 56.062 emplacamentos.

Mesmo com a chegada da segunda geração, Toyota Corolla não vendeu tanto quanto em 2018


COROLLA
No meio desses SUVs, o Toyota Corolla ficou em 12º lugar, com 56.727 unidades vendidas. Mesmo tendo ganhado nova geração, o sedã médio vendeu menos que no último ano. Ao menos o Corolla manteve distância considerável do seu rival Honda Civic, que somou 27.318 emplacamentos, praticamente uma relação de dois para um.

Ford Mustang brilhou novamente entre os esportivos


ESPORTIVOS
Entre os esportivos, o Ford Mustang volta a liderar o mercado, com 384 emplacamentos, mas muito abaixo das 988 unidades registradas em 2018. O Porsche 911 ficou em segundo lugar, com 259 sortudões. A terceira colocação ficou com o belo BMW Z4, que vendeu 233 unidades.

Mesmo se despedindo do mercado, Fiat Strada foi a picape mais vendida


PICAPES
Já entre os comerciais leves, a liderança é da Fiat, que garantiu as duas primeiras colocações com a Strada (76.223) e a Toro (65.566). A terceira colocada é a VW Saveiro, com 42.270 emplacamentos, seguida pela picape média Toyota Hilux, com 40.419 unidades vendidas.

MARCAS
No ranking das marcas, não foi desta vez que a Volkswagen “bateu” a Chevrolet. Somando automóveis e comerciais leves, a Chevrolet vendeu 475.684 veículos (17,89% do mercado nacional), contra 414.481 da VW (15,59%).

VENDAS DIRETAS
Quanto às vendas diretas, concedidas com descontos para grandes frotistas a consumidores PCD, houve um ligeiro avanço em relação a 2018. Entre os comerciais leves, em 2019, as vendas diretas responderam por 70,98% das vendas, enquanto o varejo foi responsável pelos 29,02% restantes. Já entre os automóveis, as vendas diretas foram de 40,01% e o varejo 59,99%.

DESEMPENHO De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2019 o mercado automotivo brasileiro (que agrega os automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) registrou alta de 10,48%, saltando de 3.653.297 unidades em 2018 para 4.036.303 no ano passado. No último ano, os segmentos dos automóveis e comerciais leves apresentaram crescimento de 7,65%, que corresponde a 2.658.927 unidades emplacadas, contra 2.470.005 do ano anterior.

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a oferta crescente de crédito foi o maior influenciador deste resultado. "A queda na taxa de juros e a manutenção do índice de inadimplência dentro dos parâmetros aceitáveis motivaram a confiança das instituições financeiras em ampliar a oferta de crédito, impulsionando as vendas nesses segmentos”, analisa. Para 2020, a Fenabrave projeta um crescimento de 9,67% para o setor em geral, devendo ultrapassar 4,3 milhões de veículos.