Publicidade

Estado de Minas FÓRMULA DO SUCESSO

Testamos a Fiat Toro Ranch 2.0 turbodiesel AT9 4x4: boa, mas cara!

Mesmo sem a robustez das picapes médias, Fiat Toro Ranch agrada pelo conforto, estilo e dirigibilidade. Agilidade em manobras e preços do modelo são pontos negativos


postado em 06/01/2020 15:05

A versão Ranch da Toro divide a posição de topo de linha com a Ultra, que tem capota rígida na caçamba(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
A versão Ranch da Toro divide a posição de topo de linha com a Ultra, que tem capota rígida na caçamba (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
 

Lançada em 2016, a Fiat Toro é um verdadeiro case de sucesso. O modelo chegou ao mercado depois da Renault Duster Oroch, e mesmo assim reivindicou a autoria do segmento das picapes intermediárias (entre as compactas e as médias). Com design original e várias combinações de conjunto mecânico, além de sua proposta de ser uma picape com o conforto de um SUV, o mercado logo demonstrou preferência pelo utilitário da Fiat, o que se traduz pela liderança folgada, tendo em 2019 vendido cinco vezes mais que a picape da Renault. Mas os italianos devem ficar atentos, já que novos concorrentes – como a VW Tarek (prevista para 2021) e modelos da Hyundai e Ford – estão prestes a chegar.


Desta vez testamos a Fiat Toro Ranch, que divide o topo da linha com a nova versão Ultra, que se diferencia por trazer a capota rígida. A versão traz de série um pacote de itens muito desejado por quem usa picapes, com santantônio, estribos laterais, protetor do vidro traseiro e capota marítima. Porém, apesar de contribuírem com o visual do modelo, o santantônio não permite que a capota marítima fique perfeitamente alojada quando recolhida, e os estribos não se fazem necessários para ajudar a adentrar o veículo, que não é tão alto quanto as picapes médias. No manuseio, a caçamba ainda conta com ganchos de amarração e iluminação. A tampa bipartida do compartimento de carga tem abertura leve.

A Fiat Toro lidera com folga o segmento de picapes com tamanho intermediário(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
A Fiat Toro lidera com folga o segmento de picapes com tamanho intermediário (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)

A versão Ranch também conta com rodas de 18 polegadas, rack de teto, para-barro, protetor do tanque de combustível e um gancho de reboque removível. Na cabine, destaque para os bancos e painéis de porta revestidos em couro marrom, que contrastam com o interior todo em preto (incluindo o teto, colunas e para-sóis). Tapetes acarpetados completam o ambiente.

Versão Ranch traz de série santantônio e estribos laterais, e a prática portinhola traseira é marca registrada da picape(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
Versão Ranch traz de série santantônio e estribos laterais, e a prática portinhola traseira é marca registrada da picape (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
 

O banco do motorista tem ajustes elétricos, incluindo lombar. Já o console central poderia ser revisto, já que conta apenas com um porta-copos, faltando um lugar mais acessível que o porta-trecos sob o descanso de braço para colocar objetos. O banco traseiro acomoda com conforto apenas dois passageiros, que têm tomadas de 12V e USB à disposição.

RODANDO Apesar dos bons números de potência e torque, o motor 2.0 turbodiesel só desperta sua fúria a partir dos 2.000rpm, causando um hiato de tempo em arrancadas e retomadas, onde se deseja uma resposta imediata. Porém, depois dessa marca, sobra motor. O câmbio automático de nove marchas oferece trocas manuais por aletas, favorecendo uma tocada mais dinâmica. A tração é integral sob demanda, com opção de 4x4. Diferente da maioria das picapes médias, a suspensão oferece conforto aos ocupantes e confiança para o motorista explorar bem as curvas. Já na hora de manobrar, a picape deixa a desejar. Devido a sua pouca agilidade, não é uma boa opção para quem tem garagem apertada.

No interior predomina a cor preta, mas os bancos são revestidos em couro marrom(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
No interior predomina a cor preta, mas os bancos são revestidos em couro marrom (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)

MERCADO Nos itens de série da Toro Ranch, destaque para ar-condicionado de dupla zona, chave presencial, faróis de neblina com função cornering, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho, controle eletrônico de tração e estabilidade, sistema multimídia com navegação nativa e partida remota do motor. Devido ao seu porte intermediário e a motorização diesel, a Toro não tem concorrentes diretos. As versões com motorização 1.8 flex podem ser comparadas ao Duster Oroch. Porém, o preço desta versão de topo (R$ 162.990) não foge muito das versões de entrada das picapes médias, que igualmente trazem cabine dupla, motor a diesel, câmbio automático e tração 4x4: Ford Ranger 2.2 XLS, R$ 156.790; Chevrolet S10 2.8 LT, R$ 168.690; VW Amarok 2.0 Comfortline, R$ 177.980; e Toyota Hilux 2.8 SR, R$ 171.940.

Banco traseiro tem todos os itens de segurança para os três passageiros(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
Banco traseiro tem todos os itens de segurança para os três passageiros (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)

Os preços da Toro podem parecer absurdos, e são mesmo. Acontece que, principalmente entre os comerciais leves, a porcentagem de veículos vendidos na modalidade “vendas diretas”, feitas para pessoa jurídica com um generoso desconto, é enorme. No caso da Toro, 77,4% das vendas de 2019 foram feitas desta forma. Para além do preço, as picapes médias levam vantagem quanto à robustez, seja pelo chassi (enquanto a Toro tem estrutura em monobloco), pela suspensão traseira do tipo eixo rígido (desconfortáveis, mas resistentes), pela capacidade fora de estrada (com caixa de redução) e pelo próprio volume da caçamba (as capacidades de carga são semelhantes). Mesmo sem tudo isso, o mérito da Fiat foi perceber que quase nenhum usuário de picape procura ou precisa dessas características. Resultado: em 2019 foram emplacadas mais de 65 mil unidades da Fiat Toro.

CONECTIVIDADE A picape Fiat Toro Ranch é equipada com central multimídia com tela tátil de sete polegadas. O destaque é a navegação nativa por GPS. Também é possível espelhar o smartphone por meio do Apple CarPlay e Android Auto. A central ainda traz telefonia, que pode ser operada por meio de comandos de voz. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, entrada auxiliar e USB.

As rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus na medida 225/60(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
As rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus na medida 225/60 (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração integral sob demanda, com opção de tração 4x4 e reduzida; e câmbio automático de nove marchas e opção de trocas manuais por aletas ou na própria alavanca

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/ 6,5 x 18 polegadas (liga leve) / 225/60 R18

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS (*)
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS

CAPACIDADES (*)
Tanque, 60 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.000kg; ângulo de entrada/saída, 24,2°/29°; peso, 1.871 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,91m; largura, 1,84m; altura, 1,68m; distância entre-eixos, 2,99m; distância mínima do solo, 0,20cm

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima, 188km/h; aceleração até 100km/h, 10 segundos

CONSUMO (**)
9km/l na cidade e 11,2km/l na estrada
O motor 2.0 turbodiesel de 170cv só acorda depois das 2.000rpm(foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)
O motor 2.0 turbodiesel de 170cv só acorda depois das 2.000rpm (foto: Adriano Sant'Ana/EM/D. A Press)

(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Inmetro




EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE

Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; controle de tração e estabilidade; freios ABS com EBD; Isofix; assistente de partida em rampa; assistente de descida; alarme; ar-condicionado digital dualzone; sensor crepuscular e de chuva; sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré; apoia-braço com porta-objetos; apoia-braço traseiro com porta-copos; apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; banco do motorista com regulagem elétrica; bancos, painéis de porta e apoia braço em couro marrom; chave presencial; partida remota do motor; barra de proteção do vidro traseiro; barras longitudinais no teto; capota marítima; reboque removível traseiro; estribos laterais; para-barros dianteiros e traseiros; porta-escadas; santantônio; luzes de rodagem diurna; faróis de neblina com sistema cornering; iluminação da caçamba; ganchos para amarração de carga; computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro; espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação; interior escurecido; kit ferramenta; controlador de velocidade; quadro de instrumentos com display de sete polegadas; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos elétricos com tilt down e rebatimento; revestimento de caçamba; rodas em liga leve de 18 polegadas; tapetes em carpete; vidros elétricos; volante com regulagem de altura e profundidade; e sensor de pressão dos pneus.

OPCIONAL
Não há.


Quanto custa?
A Fiat Toro Ranch 2.0 diesel AT9 4x4 tem preço sugerido de R$ 162.990.


Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade