Muito tem se falado que o futuro dos veículos é elétrico e autônomo. O “quando” vai depender da realidade de cada país. A tecnologia já está avançada, passa intimamente pela evolução da eletrônica e demanda o desenvolvimento e construção de uma infraestrutura. Nesta transição, o calendário de novidades deixa de ser aberto pelo Salão de Detroit (que foi deslocado para junho) e passa a ser o Consumer Electronics Show (CES), evento realizado em Las Vegas (EUA) entre 7 e 10 de janeiro, voltado aos produtos eletrônicos, celulares, televisões e... carros.
Leia Mais
Segurança veicular: confira os equipamentos que passam a ser obrigatórios em 2020Troller com câmbio automático? Saiba por que o jipe não vai te entregar o conforto prometidoConfira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruasTer ou não ter? Eis a questão! Quanto custa alugar um carro para o uso cotidiano?Confira a história do Ford Bronco, um dos modelos mais carismáticos da históriaKia Rio x concorrentes: quem tem melhor relação custo/benefício no comparativo de equipamentosVersão de entrada do Kia Rio chega ao Brasil a partir de R$ 69.990Análise: confira as apostas e as roubadas dos lançamentos automotivos de 2020Testamos a Nissan Frontier Attack 2.3 turbodiesel 4x4, a sexta no rankingPIZZA E, neste cenário, as marcas tradicionais de veículos precisam dividir espaço com grandes e pequenas empresas de tecnologia. Enquanto a Sony, que revolucionou o mercado de entretenimento com o console Playstation, apresentou o veículo conceito Vision-S – equipado com dois motores elétricos que fornecem 268cv de potência, suficientes para alcançar a velocidade máxima de 240km/h e acelerar até os 100km/h em 4,8 segundos –, a Ford ficou com a incumbência de entregar pizza por meio do robô Digit, um humanoide com braços, pernas e uma pequenina cabeça.
NO AR A Hyundai, em parceria com a Uber, propõe um serviço de táxi-aéreo. A aeronave terá propulsão elétrica e fará pouso e aterrissagem verticais.
Outra empresa que pretende fornecer veículos para táxi-aéreo é a Bell, que no último ano já havia anunciado parceria com a Uber. O Nexus 4EX também transporta cinco ocupantes e a autonomia é de 100 quilômetros. Os quatro propulsores são elétricos e a expectativa é que o veículo chegue aos céus em 2025.
WOVEN CITY Bem faz a Toyota, que anunciou a construção de uma cidade para testar seus carros autônomos, eliminando o risco dessas tranqueiras invadirem nossas casas ou cair sobre nossas cabeças.
NA SALA Com o conceito Urban Suite, a BMW não pensou em quem está atrás do volante. A marca alemã instalou uma poltrona com um puff para colocar os pés no lugar do banco traseiro de um i3, defronte a uma TV. O conceito também traz mesa e abajur, talvez para serem usados como escritório, sala de leitura ou mesmo um refeitório. A ideia caberia melhor num autônomo, já que seria muito esquisito ficar tão à vontade (como na foto) ao lado de um motorista de Uber. A Fisker também quer ver muita diversão dentro do seu conceito Ocean, tendo disponibilizado até um karaokê para os passageiros.
AVATAR A Mercedes-Benz apresentou o Vision AVTR, conceito elétrico e autônomo inspirado no filme Avatar. Sua bateria é feita a partir de células orgânicas à base de grafeno, sendo completamente recicláveis por meio de um processo menos oneroso que as de íons de lítio. Outra característica marcante do veículo são as rodas em formato esféricos, que permitem que o carro ande de lado.
SOFISTICADO Já a FCA destacou o conceito Airflow Vision, que traz o que o grupo tem de mais avançado no campo da Experiência do Usuário (UX), voltado para clientes com um estilo de vida sofisticado e um desejo por uma experiência de viagem de primeira classe, ao mesmo tempo que equilibra suas necessidades de tecnologia e um ambiente sereno. Suas linhas sugerem como será o futuro do design premium, e cairia muito bem em um SUV ao mesmo tempo robusto e fluido, com perfil atlético e longa distância entre-eixos.
.