A Volkswagen finalmente lançou o Polo GTS, versão nervosinha do hatchback compacto, que chega ao mercado a partir de R$ 99.470, preço de Golf (pelo menos para as finanças da marca alemã, o médio, tirado de linha para a fabricação do SUV T-Cross, não fará muita falta). Para pegar o consumidor pela emoção, a marca evoca um apelo nostálgico ao lançamento, usando frases como "foram 26 anos desde que a lendária sigla de três letras deixou o portfólio da Volkswagen no Brasil", em alusão ao Gol GTS. E em breve será a vez do sedã Virtus ganhar a mesma versão.
Leia Mais
Kia Rio x concorrentes: quem tem melhor relação custo/benefício no comparativo de equipamentosAnálise: confira as apostas e as roubadas dos lançamentos automotivos de 2020Segurança veicular: confira os equipamentos que passam a ser obrigatórios em 2020Confira a história do Ford Bronco, um dos modelos mais carismáticos da históriaAssim como o Golf, o Polo GTS traz sob o capô o motor 1.4 turbo flex (250 TSI), com 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, e câmbio automático de seis marchas com acerto mais afiado, que explora melhor as rotações. Trocas manuais podem ser realizadas por aletas. Com esse conjunto, o compacto acelera até os 100km/h em 8,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 207km/h. Aceleramos o veículo durante uma prévia à imprensa, quando foi possível constatar a diferença significativa em relação ao motor 1.0 turbo, com respostas rápidas.
De acordo com a Volkswagen, foram feitos ajustes nas suspensões, como a adoção de um eixo mais rígido na traseira e amortecedores recalibrados. Os freios, com disco nas quatro rodas, foram dimensionados ao apetite do Polo GTS. A direção ficou mais direta em alta velocidade.
O Polo GTS traz como detalhes exclusivos faróis full LED ligados por um filete vermelho, grade do radiador em formato de colmeia com a logomarca GTS, novo para-choque dianteiro, rodas diamantadas de 17 polegadas, capas dos retrovisores em preto brilhante, defletor na tampa do porta-malas também pintado em preto brilhante, seção inferior do para-choque traseiro exclusiva, lanternas de LED com assinatura noturna diferenciada e dupla saída de escapamento.
O pacote de equipamentos reúne controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, controlador automático de velocidade, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sistema multimídia com navegação..