E lá se vai ela, a última representante do segmento de peruas compactas do mercado brasileiro. Depois de amargar números baixos de vendas nos últimos meses de 2019, a perua Palio Weekend finalmente teve a sua “morte” anunciada ontem pela Fiat. A última unidade da station wagon deixou a linha de montagem após 23 anos de produção no Polo Automotivo da Fiat, em Betim. De acordo com o fabricante, foram mais de 530 mil unidades do modelo, em suas diferentes versões, comercializadas no país.
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As peruas são mais uma vítima da ação avassaladora dos SUVs, que tomaram espaço também dos sedãs e até dos hatches. No Brasil, onde elas já tiveram seu lugar de destaque, com alguns modelos disponíveis, as station wagon foram definhando e perdendo espaço para outros modelos, já que o perfil das famílias também mudou. Os únicos modelos que vinham resistindo à extinção eram a Volkswagen Space Fox a Fiat Palio Weekend. A primeira a entregar os pontos foi a Space Fox, que em outubro de 2019 deixou a linha de produção da fábrica da VW em Pacheco, na Argentina, onde era fabricada desde 2006.
E não tardou para a Palio Weekend dar sinais de que seguiria o mesmo caminho. Em outubro de 2019, a Fenabrave havia registrado 513 emplacamentos da perua da Fiat, mas no mês seguinte ficou claro que a perua estava com os dias contados, pois foram vendidas apenas 81 unidades do modelo.
E esse anúncio oficial finalmente foi dado hoje, quando a montadora divulgou: “Missão cumprida para a Weekend, que se despede do mercado nacional”. A fabricante afirmou que a station wagon se destacou por “muitas inovações que marcaram o setor automotivo nacional, como a criação de um segmento de mercado com a linha Adventure, o sistema Locker (primeiro veículo 4x2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica”.
Realmente, a perua da Fiat foi um modelo de sucesso no mercado brasileiro, procurado principalmente por pessoas que queriam um carro familiar. Tinha porta-malas com 460 litros de capacidade, um dos maiores do segmento, mas perdia para alguns sedãs compactos, que passavam da casa dos 500 litros. A versão Adventure, com suspensão elevada e estilo aventureiro, foi um verdadeiro achado, pois ajudou a impulsionar as vendas do modelo.
HISTÓRICO A Weekend foi lançada no início de 1997, derivada do hatch compacto Palio. A diferença técnica entre os dois é que a perua tinha suspensão traseira com braços arrastados, para proporcionar maior conforto e melhor estabilidade em curvas. Além disso, a distância entre-eixos também era seis centímetros maior na perua. O modelo começou a ser vendido em três versões e quatro meses depois já assumia a liderança do segmento.
Em 1999, foi lançada a versão Adventure da Weekend, com proposta aventureira.
Em 2001, veio a primeira reestilização, assinada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro. E foi ele mesmo que em 2004 promoveu outra alteração de estilo na perua, que ganhou lanternas traseiras maiores, de gosto questionável. Em 2008, outra reestilização e a versão Adventure ganhou o Locker, fazendo da perua o primeiro veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. O recurso proporcionava melhor condição de tração, mas estava longe de ser um sistema 4x4. No mesmo ano a Fiat apresentou ainda a Palio Weekend Elétrica, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional.
Em 2012 a perua Weekend passou por sua última modificação de estilo, ganhando nova grade e novo para-choque frontal, além de lanternas traseiras escurecidas. E a partir de 2015, a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend. Depois disso, o modelo passou por alterações no pacote de conteúdo, mas não resistiu à pressão imposta pelos SUVs, e foi perdendo cada vez mais espaço no mercado.
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. Para compensar a saída de linha da perua e atender aos desejos do consumidor brasileiro, Zola revelou que a Fiat vai iniciar a produção de três novos modelos a partir deste, dois deles serão SUVs.