O finado Hummer está para ressuscitar no mercado americano. De bandido, o jipão poluidor reencarna como mocinho, uma picape com propulsão elétrica e sob o selo da GMC, a marca de pesos-pesados da General Motors. A GM anunciou a volta do modelo para o último trimestre de 2021, porém o veículo será apresentado no dia 20 de maio deste ano. A picape será fabricada na planta de Hamtramck, em Detroit, dedicada aos elétricos. "A GMC constrói picapes e SUVs premium e de desempenho superior, e o GMC Hummer EV leva isso a novos patamares", afirmou Duncan Aldred, vice-presidente global da Buick e GMC.
Leia Mais
Confira a história do Ford Bronco, um dos modelos mais carismáticos da indústria automotivaConfira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruasConfira a trajetória do Dodge Dart no Brasil, que acaba de completar 50 anosEstúpida: nova Hummer EV produz 1.000cv de potência e anda até de ladoRelembre a história do VW-1600, mais conhecido como Zé do CaixãoEsta é a nova Fiat Strada! Mas, o que nós já sabemos sobre a picape?A partir de R$ 179.990, segunda geração do Audi Q3 chega devendo mais desempenhoTeaser da segunda geração da Fiat Strada revela que picape será mesmo uma mini-ToroRenault divulga imagens oficiais da segunda geração do Duster no BrasilO site do modelo anuncia que “uma revolução silenciosa está chegando”, em alusão à falta de ruído típica dos motores elétricos. Mas não se engane, o GMC Hummer EV volta sem ruídos, sem emissões, mas muito mais ignorante do que nunca. A potência será superior a 1.000cv e o torque mais de 159kgfm.
A GMC promete um design arrojado, mas o único teaser revelado até agora mostra o painel dianteiro da picape. A grade de sete fendas passa a trazer seis secções, uma para cada letra do nome do modelo, emolduradas pelos faróis (agora retangulares) e luzes de seta em LED nas extremidades. Já o para-choque traz a logomarca da GMC à esquerda. Ainda não é possível saber se o veículo será uma releitura do Hummer clássico, mas certamente terá linhas robustas e agressivas. Além da picape, o Hummer também voltará em forma de utilitário-esportivo, mas posteriormente.
HISTÓRIA O Hummer original foi lançado em 1992, derivado do veículo militar Humvee.
Além desse primeiro Hummer, batizado de H1, outras duas variações foram comercializadas. Por sua fidelidade ao veículo militar, com direito a para-brisa bipartido e dobradiças de porta aparentes, o Hummer H1 era a opção mais interessante.
Com 4,68 metros de comprimento, o modelo tinha duas variações: jipe de cabine dupla (com teto rígido ou de lona) com uma pequena caçamba ou uma espécie de SUV (todo fechado). Até deixar de ser fabricado, em 2006, foram cinco motorizações, todas V8.
Já o H2 e o “pequeno” H3 já eram projetos da GM. O Hummer H2 foi lançado em 2002 e durou até 2009. Beleza pode ser relativo, mas é difícil não declarar que o H2 é mais feio que um carro-forte. São 5,17m comprimento e três toneladas de feiura.
Ele foi fabricado nas carrocerias SUV e picape. O motor mais forte que equipou o modelo foi um V8 6.2 de quase 400cv de potência.
Lançado em 2005, o Hummer H3 era menos feio. O caçula foi construído sobre a plataforma (devidamente modificada) da picape Colorado (nossa Chevrolet S10).
Tamanho exagerado, consumo elevado, índices insatisfatórios de segurança e até o perfil do motorista (um estudo americano sinalizou que os proprietários do H2 e H3 tinham em média quase cinco vezes mais multas de trânsito que os dos demais modelos) eram os principais argumentos contra o Hummer. A extinção da marca fez parte do processo de enxugamento realizado para salvar a GM da falência.