Como é de costume no pré-lançamento de seus modelos, a Volkswagen já começou a fazer o movimento pra anunciar a chegada do Nivus, o novo SUV compacto da marca previsto para ser lançado em maio (se o coronavírus deixar). A montadora divulgou uma imagem mostrando o carro de frente, em um ambiente enfumaçado, revelando suas linhas. O modelo será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), usando a mesma plataforma MQB do Polo, Virtus e T-Cross.
Leia Mais
Novo Chevrolet Tracker tem duas opções de motor e preços de R$ 82 mil a R$ 112 milConfira o teste do sedã compacto Fiat Cronos Drive 1.8 AT6Novo Mercedes-Benz GLE chega com sete lugares e duas opções de motoresCoronavírus para parque industrial automotivo brasileiro, confirma AnfaveaVocê já conhece o novo Chevrolet Tracker, mas o SUV compacto ficou competitivo?Royal Enfield Continental GT 650: uma autêntica café racerCuidados com o carro para evitar a propagação do novo coronavírus
Derivado do conceito New Urban Coupé, o Nivus será um SUV compacto teoricamente mais “simples” do que o T-Cross, mas, de acordo com a VW, o modelo vai inaugurar “uma nova era em conectividade”, disponibilizando no novo sistema multimídia streaming e serviços. O Nivus é um projeto 100% brasileiro e terá carroceria com linhas que sugerem um cupê, e será comercializado também na Europa.
A imagem divulgada revela a parte frontal muito parecida com a do T-Cross, com a grade horizontalizada, separada em duas seções por um filete centralizado. Os faróis também são semelhantes aos do SUV compacto e sugerem ser equipados com projetores de LED. No para-choque, destaque para os grandes nichos nas extremidades para abrigar os faróis de neblina. Os vincos estão presentes no capô, que parece ser um pouco mais alto, e nas laterais também. O teto tem uma descaída acentuada na traseira, imprimindo ao pequeno SUV o estilo cupê.
O Nivus terá dimensões compactas, do porte do Polo, para não “bater de frente” com o T-Cross.
A nova central multimídia do Nivus é mais moderna, totalmente desenvolvida no Brasil, e trará Wi-Fi nativo e carregamento de celulares por indução (sem fio). O modelo terá ainda painel digital, sistema de auxílio a estacionamento e faróis full LED. O motor para todas as versões será o 1.0TSI, três-cilindros, turbo flex, que desenvolve 128cv e 20,4kgfm quando abastecido com etanol, acoplado ao câmbio automático de seis marchas.
O Volkswagen Nivus chegará para esquentar ainda mais a briga em um segmento que apresenta cada vez mais variações. São modelos de tamanhos variados, mas com dimensões muito próximas, que se diferenciam por conteúdo, acabamento, motorização e preço.