Embora muitos ainda insistam em resistir, a COVID-19 chegou e tocou o terror, obrigando milhões de pessoas a ficarem em suas casas, evitando sair às ruas para reduzir o contato. E uma das consequências desse confinamento, ou isolamento social, é o uso cada vez mais reduzido dos carros, que em alguns casos já estão parados há dias na garagem de casa. E nessa condição, o automóvel tem certa semelhança com o homem, pois exige cuidados especiais para não “atrofiar” e ficar com “problemas nas juntas”. Principalmente os mais velhos. Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi Brasil, elaborou uma lista de cuidados que devem ser observados enquanto a máquina fica parada na garagem, para evitar danos.
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Para Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil, “os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente”. Ele chama a atenção para o desgaste da bateria, que se torna o ponto mais sensível nessas situações. Mas para Pedro, o carro que fica muito tempo parado exige outros tipos de cuidados, que fazem lembrar nossa rotina de seres humanos em home office ou não.
FORA POEIRA Trabalhando em casa ou no escritório, nós temos sempre uma preocupação básica com nossa aparência e higiene. Com o carro não deve ser diferente, mesmo que ele esteja parado há dias.
TRATO POR DENTRO E se o trato foi caprichado por fora, por dentro também tem que haver cuidados, para evitar que a poeira ou o excesso de calor comece a danificar componentes de plástico e borracha. Por isso, o ideal é deixar o carro sempre à sobra, usando um pano úmido para retirar a poeira do painel e o acúmulo de sujeira entre os bancos, principalmente nos carros frequentados por crianças. Esse procedimento é providencial para não atrair baratas e formigas, que podem fazer de seu carro parado a nova morada deles.
BATERIA Outra preocupação recorrente nesse tipo de situação é em relação à bateria, que alimenta todo o sistema elétrico do carro. Com a máquina parada, sem movimentar, o componente tende a perder cada vez mais carga, podendo negar fogo na hora que você mais precisar. Pode faltar força para virar o motor de arranque. Para evitar que isso aconteça, crie o hábito de ligar o carro pelo menos uma vez por semana.
SÓ UMA VOLTINHA Grosso modo, o carro é uma máquina que por vezes lembra o ser humano. Por isso, não foi feito para ficar muito tempo parado, precisa “se exercitar”, nem que seja por alguns minutos, para não deixar enferrujar e proporcionar a lubrificação das partes móveis do motor, além de evitar o ressecamento de juntas e borrachas. Uma volta no bairro por 20 minutos já ajuda a manter a máquina em boas condições, com o óleo e o líquido de arrefecimento correndo pelas vias corretas, e o motor gerando energia para não deixar a bateria perder a carga.
NO TANQUE O tanque de combustível também não pode ser esquecido. Pedro Alves explica que quando a gasolina fica muito tempo parada no compartimento pode perder as suas principais características, principalmente se o veículo ficar exposto ao sol.
PNEUS A calibragem dos pneus deve ser conferida regularmente, uma vez por semana ou no máximo a cada 10 dias. Mas se o carro vai ficar parado por muito tempo, lembre-se de colocar de 20% a 30% a mais de ar do que o recomendado pelo fabricante. Ou seja, se os pneus do seu carro rodam com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 a 40 libras, pois dessa forma vão demorar um pouco mais para esvaziar. Pneus também precisam de se movimentar, pois, se ficarem parados por muito tempo na mesma posição vão ficar com a base “quadrada”, deformada. Movimentando o carro, não se cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus.
COM OU SEM CAPA? Pedro Alves conclui lembrando que colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, se for o caso, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas.