Se o novo coronavírus deixar, a Volkswagen pretende lançar o Nivus no Brasil ainda no primeiro semestre, e no segundo, em outros países da América do Sul. O modelo, que de acordo com a própria montadora já nasce com crise de identidade – pode ser um New Urban Coupé, um crossover ou um SUV coupe –, chega para se situar abaixo do T-Cross, mas nem por isso deixa de prometer “design inovador e tecnologias de segmento premium”.
Leia Mais
BMW lança o modelo R18 com o maior motor boxer da marcaEm tempos de coronavírus, saiba quais os cuidados com o veículo paradoJá rodamos com a nova Fiat Strada, picape compacta que seria lançada hojeVW Play, novo sistema multimídia da marca alemã, deixa a desejarCEO da Volkswagen anuncia retorno da produção das fábricas para 18 de maioSeguro contra furtos e roubos de carros a partir de R$ 27,13 mensaisEdição limitada Ram 2500 Night Edition chega no Brasil por R$ 326.990
Fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o novíssimo VW Nivus usa a mesma plataforma modular MQB do Polo, Virtus e T-Cross, que garante bom espaço interno e porta-malas de 415 litros, volume significativamente bom se comparado com possíveis concorrentes do segmento de SUVs compactos. O projeto foi totalmente desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul, mas também será e será produzido e comercializado no mercado europeu.
O design do VW Nivus chama a atenção pela suave descaída do teto na traseira, o que lhe confere uma discreta semelhança com um cupê. De acordo com a montadora, o modelo terá faróis e lanternas em LED, além de luz diurna DRL, também em LED. As rodas de liga le são de 17 polegadas, com desenho exclusivo, mas a VW não esclarece se esses conteúdos estarão disponíveis em todas as versões.
No quesito tecnologia, a Volkswagen garante que o Nivus terá um Infotainment de última geração, totalmente desenvolvido no Brasil. Trata-se do VW Play, que traz tela tátil de alta definição e novo padrão em termos de conectividade. O modelo terá ainda o Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente.
O Nivus será equipado com o já conhecido motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel, com injeção direta de combustível. O propulsor 1.0 turbo tem potência máxima de 128cv e 20,4kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio será automático de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa Polo, Virtus e T-Cross. Resta saber qual será a estratégia usada pela VW para estabelecer o preço do Nivus, que ficará entre um Polo e o T-Cross.
.