UAI

VW Nivus chega na fase final de testes e deve ser lançado ainda no primeiro semestre

O SUV compacto VW Nivus está rodando pelas estradas do Brasil e terá como atrativos muita tecnologia e porta-malas de 415 litros

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
VW Nivus chega na fase final de testes e deve ser lançado ainda no primeiro semestre
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O modelo terá faróis e lanternas em LED, além de luz diurna DRL, também em LED

 

Se o novo coronavírus deixar, a Volkswagen pretende lançar o Nivus no Brasil ainda no primeiro semestre, e no segundo, em outros países da América do Sul. O modelo, que de acordo com a própria montadora já nasce com crise de identidade – pode ser um New Urban Coupé, um crossover ou um SUV coupe –, chega para se situar abaixo do T-Cross, mas nem por isso deixa de prometer “design inovador e tecnologias de segmento premium”.


Fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o novíssimo VW Nivus usa a mesma plataforma modular MQB do Polo, Virtus e T-Cross, que garante bom espaço interno e porta-malas de 415 litros, volume significativamente bom se comparado com possíveis concorrentes do segmento de SUVs compactos. O projeto foi totalmente desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul, mas também será e será produzido e comercializado no mercado europeu.

Por causa da suave descaída do teto na traseira, a VW chama o Nivus de New Urban Coupé


O design do VW Nivus chama a atenção pela suave descaída do teto na traseira, o que lhe confere uma discreta semelhança com um cupê. De acordo com a montadora, o modelo terá faróis e lanternas em LED, além de luz diurna DRL, também em LED. As rodas de liga le são de 17 polegadas, com desenho exclusivo, mas a VW não esclarece se esses conteúdos estarão disponíveis em todas as versões.

Um dos atrativos do SUV compacto será a nova central multimídia


No quesito tecnologia, a Volkswagen garante que o Nivus terá um Infotainment de última geração, totalmente desenvolvido no Brasil. Trata-se do VW Play, que traz tela tátil de alta definição e novo padrão em termos de conectividade. O modelo terá ainda o Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente. Outro recurso será o Autonomous Emergency Brake AEB), que identifica o risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, e evita, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. E para fechar o pacote de segurança, o Nivus traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

O painel tem desenho moderno, com linhas horizontalizadas, e todo digital


O Nivus será equipado com o já conhecido motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel, com injeção direta de combustível. O propulsor 1.0 turbo tem potência máxima de 128cv e 20,4kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio será automático de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa Polo, Virtus e T-Cross. Resta saber qual será a estratégia usada pela VW para estabelecer o preço do Nivus, que ficará entre um Polo e o T-Cross.

O modelo de dimensões compactas foi desenvolvido no Brasil para o mundo