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CEO da Volkswagen anuncia retorno da produção das fábricas para 18 de maio

Pablo Di Si, presidente da VW, afirma que as fábricas no Brasil retomarão a produção em apenas um turno e vê com muita preocupação o futuro da indústria

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CEO da Volkswagen anuncia retorno da produção das fábricas para 18 de maio
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O VW Nivus, SUV compacto, teve seu lançamento confirmado para o fim de junho

 

A crise mundial causada pela COVID-19 deixa sequelas em todos os setores e na indústria automotiva não é diferente. Em entrevista concedida por meio de videoconferência, o CEO da Volkswagen América Latina e Caribe, Pablo Di Si, falou sobre a retomada gradativa das atividades nas fábricas da marca no Brasil e na Argentina, a partir de 18 de maio. O executivo informou que a produção retornará em apenas um turno, atendendo as necessidades da demanda, que anda em baixa. E confirmou o lançamento do SUV compacto Nivus para o fim de junho, mas revelou que outros projetos serão adiados.


“Estamos vivendo uma crise sem precedentes. A história nunca viu o mundo parar assim. Trata-se de uma crise de sobrevivência e a saída não será instantânea. E a Volkswagen não é a única afetada, mas toda a cadeia produtiva”. Foi nesse tom que o CEO da VW iniciou a apresentação feita para cerca de 30 jornalistas do Brasil. Pablo Di Si revelou que em março, antes de a crise do novo coronavírus se instalar, enquanto o desempenho da indústria automotiva caía 8,1% o da Volkswagen crescia cerca de 4%. Mas em abril, com o crescimento da pandemia, a queda foi geral, sendo 22,5% para a indústria e 14,5% para a VW.

Pablo Di Si, CEO da VW na América Latina e Caribe, vê com preocupação a situação da indústria durante a pandemia


Por esse motivo, a diretoria da Volkswagen optou por paralisar a produção em suas fábricas no Brasil e na Argentina, onde o lockdown foi feito com mais rigor. A montadora passou a atuar no suporte ao combate à pandemia, emprestando 170 veículos para o setor de saúde e disponibilizando seus funcionários para o conserto de respiradores, além de fornecer mais de 70 mil máscaras. Mas o presidente da VW disse que a preocupação com a liquidez das concessionárias era grande, já que, com os negócios paralisados, o faturamento das parceiras caiu significativamente. O paliativo bem-vindo foi a liberação de crédito para o setor automotivo, atendendo fornecedores e concessionárias.


Mas diante da gravidade dos fatos, Pablo Di Si revelou que a VW resolveu congelar todos os investimentos e acrescentou que projetos futuros serão atrasados. A marca tinha um cronograma de lançamentos ainda para este ano, que inclui o SUV compacto Nivus, e outro pacote previsto para ser apresentado de 2021 a 2024, com mais um SUV, o sucessor do Gol e duas picapes que serão fabricadas na Argentina.


O Nivus está garantido e tem seu lançamento virtual previsto para o fim de junho, com vendas iniciadas em julho. O modelo, que usa a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross, introduzirá o VW Play, um novo sistema multimídia da marca que será detalhado à imprensa no próximo dia 29. De acordo com Di Si, o sistema foge dos padrões habituais, pois nele é o usuário que determina quais aplicativos quer usar, além de contar com uma tela de alta sensibilidade e ser muito mais rápido e fácil de interagir.

O VW Nivus usa a mesma plataforma do Polo, Virtus e T-Cross e será equipado com o motor 200 TSI


“Até o fim do ano, vamos concluir o pacote de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, que inclui o Nivus e o Tarek, que serão mantidos”, revelou o executivo. O Tarek é um SUV médio totalmente novo e deve chegar ao mercado no fim do ano ou no início de 2021.

RETOMADA Apesar do cenário conturbado, Pablo Di Si revelou que a VW está programando o retorno às atividades em suas fábricas a partir de 18 de maio. Tanto as fábricas instaladas em São Paulo quanto a do Paraná vão voltar a produção em apenas um turno. Mas o CEO da VW não descarta a possibilidade de as fábricas voltarem a produção em dois turnos já a partir de junho. “A retomada vai respeitar as normas de cada país, estado e município, considerando o distanciamento e ocorrendo de forma gradativa e programada”, afirmou Di Si. Ele acrescentou que os funcionários das fábricas terão todo o suporte, com máscaras, luvas e álcool em gel, sendo que os de grupo de risco permanecerão em home office.


Quanto ao futuro próximo, o CEO da VW disse que ainda é cedo para fazer projeções. Ele acredita que somente daqui a três ou quatro meses será possível definir o andamento dos investimentos e projetos futuros, e acrescenta que muita coisa deve mudar depois da pandemia. “Na China as pessoas já não querem mais usar o transporte público e o aluguel de carro via banco VW passa a ser uma alternativa para o Brasil”, disse Pablo Di Si, acrescentando que essa modalidade de negócio já está em andamento por aqui e deverá ser acelerada.


A Volkswagen vai atrasar o cronograma de lançamentos, mas o CEO informou que ainda é cedo para se falar em datas futuras. Ele disse que os modelos elétricos, que estavam previstos no pacote de lançamentos, são importantes, mas agora não estão entre as prioridades. O executivo afirmou que não acredita que o mercado de automóveis retorne aos patamares registrados antes da crise do coronavírus ainda este ano, e faz uma previsão pessimista em relação ao desemprego. “Se não conseguirmos retornar com os três turnos nas fábricas é possível que haja demissões. As medidas do governo têm ajudado a segurar as demissões. Tomara que não seja preciso demitir”, afirmou.

O VW Play promete mais facilidade na conectividade e livre opção de escolha por aplicativos


Outra consequência da crise é o aumento dos preços dos carros, já que muitos têm a sua produção atrelada a componentes importados, comprados em dólar. “Estamos intensificando os processos de nacionalização de alguns componentes, mas isso exige investimentos e parceria com fornecedores”, revelou. Para Pablo Di Si, o mais importante agora é focar em uma retomada planejada, com disciplina. “A pandemia é muito maior do que qualquer modelo, muito maior do que a Volkswagen. Por isso, o lançamento do Nivus será virtual, repeitando todas as normas”, concluiu o executivo.