UAI

VW Play, novo sistema multimídia da marca alemã, deixa a desejar

Infotainment vai estrear no Volkswagen Nivus, mas não oferece conectividade nativa do veículo, o que compromete toda a sua proposta. Confira os detalhes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
VW Play, novo sistema multimídia da marca alemã, deixa a desejar
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


A Volkswagen apresentou o VW Play, seu novo sistema multimídia que vai estrear no Nivus, a versão aventureira do Polo. De forma geral, o produto deixa a desejar em diversos pontos. A principal mancada foi ter baseado a conectividade a partir do celular do motorista, enquanto os fabricantes que oferecem os melhores sistemas dedicam um chip exclusivo para o infotainment.

Além de não comprometer o pacote de dados do seu smartphone, a conectividade nativa traz como vantagem um alcance até 10 vezes maior do sinal 4G, o que é fundamental para continuar conectado quando, por exemplo, você está na estrada. A Volkswagen lista como vantagem o cliente não ter que pagar duas contas de telefone, mas, se for para realmente conectar seu carro ao mundo, você terá que contratar um plano de dados mais caro do que usa atualmente.

A ideia de economizar também é hipócrita quando se fala em se conectar. Se você quiser realmente mergulhar de cabeça nas conveniências oferecidas por estes sistemas, terá que gastar mais grana. Quer ouvir um audiobook da loja tal? Compre! Quer pedir delivery de comida “para chegar junto com você em casa” (como foi dito na apresentação do produto)? Bom, já que você já está de carro na rua, poderia ir buscar. Mas, se ainda assim quiser fazer pelo aplicativo incluso do VW Play, compre!

O sistema oferece uma loja exclusiva de aplicativos que podem ser baixados (à custa do seu pacote de dados) na memória interna de 10GB. Neste espaço também é possível armazenar músicas e vídeos. Para atender à legislação, em nome da segurança, a reprodução de vídeos é interrompida quando o carro está em movimento, o que arruina a diversão dos passageiros.

Principalmente devido à limitação da conectividade ao sinal do smartphone, aplicativos de navegação como o Waze ficam muito restritos, e não substituem o GPS. Outra vantagem que o sistema traz pela metade é o espelhamento sem fio do smartphone na tela do veículo apenas para o Aplle CarPlay, enquanto a nova Fiat Strada trará a mesma funcionalidade incluindo também o Android Auto, o que é bem mais abrangente.

O VW Play funciona a partir de uma tela tátil de alta definição com 10 polegadas, atrelado ao Activ Info Display, que é o quadro de instrumentos digital e configurável. O sistema foi desenvolvido no Brasil e também vai estar disponível para outros modelos da marca. As mídias inclusas são rádio, estrada USB e Bluetooth. Sua interface é baseada na dos smartphones e permite personalização, incluindo nome e avatar do motorista. Nada foi falado sobre comandos por voz.