Quando o assunto é picape, o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) não tem do que reclamar. As líderes do segmento são a compacta Strada e a intermediária Toro, que juntas venderam mais de 53 mil unidades nos sete primeiros meses deste ano. Mas a FCA quer abrir o leque e trazer para o Brasil a RAM 1500, que inicialmente estava programada para ser lançada neste mês, com chegada às concessionárias em setembro. Com a crise imposta pelo novo coronavírus, os planos foram adiados e a picape grandalhona deve desembarcar no país somente no fim do ano.
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Algumas unidades da picape grande podem ser vistas em teste pelas ruas de Belo Horizonte, com discreta camuflagem na frente, nas laterais e na traseira. A picape cabine dupla tem a dianteira imponente, alta, com grade em relevo e o nome RAM centralizado, além dos faróis em LED. A unidade flagrada pelo fotógrafo Gladyston Rodrigues estava sem acessórios como estribos ou santantônio, e tinha o logotipo encoberto nas laterais.
Na traseira, o nome RAM na tampa da caçamba e a identificação do 4x4 também foram encobertos, assim como parte das lanternas de LED. A esportividade do modelo fica exposta nas grandes rodas de liga de seis raios e na saída dupla do escape, que urrou quando o piloto de teste percebeu que estava sendo fotografado e acelerou fundo para fugir das lentes indiscretas.
A FCA não revela detalhes sobre quais versões da picape serão comercializadas no Brasil, mas o site Autos Segredos aposta na luxuosa Laramie e na aventureira Rebel. Outra possibilidade é a série especial Black, com acabamento externo e interno todo escurecido.
Mas seja qual for a versão, se você estiver interessado na picape é melhor se preocupar primeiro com o tamanho de sua vaga de garagem.
Quanto à motorização, a FCA informa apenas que a RAM 1500 deve chegar, inicialmente, com o Hemi V8 a gasolina, de cerca de 400cv e 57kgfm de torque. Outra opção seria o V6 turbodiesel de 264cv e 66kgfm de torque. Com câmbio automático e tração 4x4, a RAM 1500 terá porte de caminhão para competir com as médias Ford Ranger, Toyota Hilux, VW Amarok e Mitsubishi L200.
Parece uma concorrência desleal, mas a RAM 1500 pode sair perdendo no preço. Como será importada dos EUA, com o dólar acima de R$ 5, é pouco provável que chegue ao mercado brasileiro com preço competitivo. A expectativa é de que a RAM 1500 desembarque por aqui custando mais de R$ 260 mil.
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