UAI

Mercedes lança no Brasil hatch e cupê compactos apimentados pela divisão AMG

Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e CLA 45 S 4MATIC trazem visual esportivo e compartilham conjunto mecânico de respeito: motor com 421cv de potência, câmbio de dupla embreagem e tração integral variável

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Mercedes lança no Brasil hatch e cupê compactos apimentados pela divisão AMG
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Mercedes-Benz lançou no Brasil dois novos “foguetinhos” com o sobrenome AMG, sua divisão esportiva. Tratam-se do hot hatch Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC%2b (R$ 434.900) e do cupê Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC (R$ 458.900), que, além da performance superior, chegam com visual bem mais apimentado que o usual. Mas vamos avisando, se você não tem uma pista disponível por perto, nem adianta estacionar esses possantes na garagem, porque a “brincadeira” aqui é séria.

O destaque no design é a estreia da grade do radiador exclusiva da AMG na linha de compactos, que passa fazer parte da dianteira denominada "cara de tubarão", em alusão ao visual formado pelo painel dianteiro absolutamente plano e os faróis alongados, além do para-choque “recortado”. As caixas de roda também são alargadas, emoldurando rodas de 19 polegadas. As laterais trazem saias que rebaixam visualmente os modelos. Já as traseiras trazem dois pares de escapes circulares embutidos nos difusores.

Os dois modelos compartlham o mesmo conjunto mecânico, montado manualmente em Affalterbach, seguindo o princípio "Um homem, um motor", onde o mesmo funcionário começa e termina a costrução do propulsor. O bloco 2.0 turbo de quatro cilindros tem tanta tecnologia, que atinge a potência máxima de 421cv a 6.750rpm e torque máximo de 51kgfm na faixa entre 5.000rpm e 5.250rpm.

O câmbio automatizado de dupla embreagem tem oito marchas. A tração é integral variável, que otimiza a distribuição da força do motor não apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, mas entre cada roda, conforme a demanda. Segundo o fabricante, no perfil Drift a sensação é a de estar dirigindo um veículo com tração traseira. Os veículos oferecem seis modos de condução - "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport ", "Individual" e "Race" -, que modificam diversas características.

O interior tem assentos esportivos revestidos com um material denominado Dinamica, usado na Fórmula 1 para aumentar a aderência. Por este motivo, o volante é revestido com esta mesma microfibra. As fitas dos cintos de segurança são vermelhas. O quadro de instrumentos é digital, com três opções de exibição: "Classic", "Sport" e "Supersport", sendo que esta última destaca um conta-giros central com informações adicionais em seu entorno. Logo ao lado, outra tela de 10 polegadas concentra as funções do sistema multimídia.