A Peugeot lançou hoje no Brasil o novo 208, hatch compacto premium cuja segunda geração passou a ser fabricada na Argentina. Os preços não são nada convidativos, entre R$ 74.990 e R$ 94.990. A marca também deu início à pré-venda da versão elétrica e-GT, mas, por incrível que pareça, ainda sem divulgar o preço. Mas vamos aos detalhes do veículo.
Nas duas versões de entrada, o acabamento abusa do plástico duro. Esta situação melhora apenas a partir da versão intermediária, que traz material soft touch, além de bancos revestidos em Alcantara. Com entre-eixos de 2,53m, o espaço interno é limitado. Mesmo sem abusar do espaço nos bancos dianteiros, não sobra muito espaço para as pernas no assento traseiro. O porta-malas também é pequeno, com volume de 265 litros.
ASPIRADO O motor 1.6 aspirado de 16 válvulas do novo Peugeot 208 é o mesmo que já equipava o modelo, com potências de 115cv (com gasolina) e 118cv (com etanol) e torque de 15,4kgfm (g/e). A transmissão é sempre automática de seis marchas. A velocidade máxima é de 190km/h, enquanto o veículo acelera do repouso até os 100km/h em 12 segundos (números com etanol). O consumo (Inmetro) na cidade é de 10,9km/l com gasolina e 7,5km/l com etanol. Na estrada esses númetos sobem para 13,1km/l (g) e 9km/l (e). A direção tem assistência elétrica variável.
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PREÇO E CONTEÚDO Voltando aos modelos flex, o Peugeot 208 traz quatro versões.
A versão seguinte é a Active Pack 1.6 AT (R$ 82.490), que acrescenta teto de vidro panorâmico, ar-condicionado digital e câmera de ré. O pacote intermediário é o Allure 1.6 AT (R$ 89.490), e ainda inclui i-Cockpit 3D, bancos em Alcantara, painel soft touch, carregamento do celular por indução, chave presencial e volante revestido em couro. Já a versão de topo Griffe 1.6 AT (R$ 94.990) se destaca por trazer tecnologias como alerta de colisão frontal, frenagem automática, alerta de saída de faixa com função de correção do volante, assistente de farol alto, leitura de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, câmera 180 graus, além de sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro, retrovisores e aerofólio em preto brilhante e faróis full-LED. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
CONCORRENTES O novo Peugeot 208 está pelo menos R$ 5 mil mais caro que seus concorrentes: VW Polo MSI 1.6 AT6 (R$ 69.390), Fiat Argo Precision 1.8 AT6 (R$ 68.990), Kia Rio 1.6 AT6 (R$ 69.990), Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT6 (R$ 65.090) e Hyundai HB20 Vision Pack 1.6 AT6 (R$ 68.090). Todos esses modelos e versões têm nível bastante semelhante de equipamentos de série.
PRÉ-VENDA? Apesar de ter iniciado a pré-venda, Peugeot ainda não estabeleceu um preço sugerido para o 208 e-GT. Mas como assim? É que este processo será feito em três etapas. Este primeiro serve apenas para medir o potencial de mercado para o elétrico e não envolve qualquer transação financeira. Na segunda fase, no início de 2021, o fabricante já informa aos interessados os equipamentos embarcados e a previsão de chegada do elétrico. Só na terceira fase é que as pessoas que reconfirmaram o interesse pelo modelo terão acesso ao preço e terão que pagar um sinal. Em resumo, o modelo ainda não está disponível no Brasil e o cenário econômico não permite estabelecer um preço que possa ser sustentado daqui a seis meses..