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DEBANDADA

Volume de vendas e estoque indicam que Citroën C3 e Aircross deixaram de ser produzidos. Qual será o futuro da marca no Brasil?

Como o C3L é construído sobre a velha plataforma PF1, o sedã não deve chegar ao mercado brasileiro - Foto: Citroën/DivulgaçãoMais dois modelos da Citroën podem ter “subido no telhado”. De acordo com informações do site Autos Segredos, o hatch C3 e o monovolume Aircross deixaram de ser produzidos na planta de Porto Real (RJ). A informação chega poucos dias após a marca ter oficializado que o sedã C4 Lounge deixou de ser importado para o Brasil.

Ao site especializado em segredos automotivos, a Citroën negou que os modelos deixaram de ser produzidos”: “A Citroën não confirma a informação e afirma que permanece produzindo e comercializando no Brasil tanto o C3, quanto o Aircross”. Os modelos continuam disponíveis no site comercial da marca, assim como o C4 Lounge, que já não é mais importado da Argentina.

Porém, as evidências indicam que há algo errado com o fornecimento dos modelos. Nas três concessionárias Citroën de Belo Horizonte, encontramos apenas uma unidade do Aircross. A última vez que o Aircross apareceu na lista mensal da Fenabrave foi no fechamento de abril, quando acumulava 233 emplacamentos. Já o C3 registrou apenas 884 emplacamentos no acumulado até o fim de outubro de 2020.
Pesquisa no site Webmotors revela apenas oito unidades zero quilômetro disponíveis do Aircross e 16 unidades do C3. Ao próprio Autos Segredos, concessionários admitiram que os modelos não são fornecidos a dois meses.

Caso isso se confirme, resta à Citroën somente um modelo de passeio no mercado brasileiro, o SUV C4 Cactus. Se considerarmos a marca irmã Peugeot, que também faz parte do Grupo PSA (junto a outras marcas que não atuam no Brasil), os franceses ainda produzem em Porto Real o SUV 2008, já que todos os demais modelos vendidos pela marca do leão são importados.

Marca francesa registrou carroceria do C3L no Inpi, projeto feito em parceria com joint venture chinesa - Foto: Inpi/ReproduçãoINVESTIMENTO Como já foram realizados investimentos para a produção de modelos que usam a nova plataforma CMP (a mesma do Peugeot 208) na fábrica brasileira, novidades nacionais de ambas as marcas são aguardadas para breve. E a pressão se aumenta ainda mais caso a fábrica de Porto Real esteja produzindo apenas dois modelos.

Hatch compacto que deve ser vendido no Brasil usa a nova plataforma CMP e foi flagrado em testes na Índia - Foto: TeamBHP/ReproduçãoIMPROVÁVEL A PSA registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) imagens da carroceria do sedã C3L, um sedã compacto projetado na China com linhas no mínimo originais (eu achei bacana!). Porém, o fato do modelo ser construído sobre a velha plataforma PF1 torna sua fabricação no Brasil bastante improvável.

FUTURO Para o Brasil, espera-se por uma família composta por três novos modelos que usarão a plataforma CMP. O primeiro seria um hatch compacto (no lugar do C3), que já foi flagrado em testes na Índia, seguido por um crossover compacto (um “suvinho” que entraria no lugar do Aircross) e até um improvável sedã compacto (inédito na marca no mercado brasileiro). Os motores seriam o 1.2 Puretech e o 1.6 16V usados atualmente na linha.
No médio prazo, a linha PSA começa a trocar tecnologia com o Grupo FCA, dentro da fusão que foi denominada Stellantis. .