A Volvo Cars comemora os bons resultados registrados nos últimos anos, tanto no mercado global quanto no Brasil. A marca sueca, que durante muito tempo foi vista apenas como referência em segurança, passou por uma transformação em seu portfólio e se aproximou de forma agressiva das principais concorrentes alemãs – BMW, Audi e Mercedes-Benz –, conquistando o seu espaço no segmento premium. Em 2020, apesar de todas as dificuldades, a Volvo alcançou a vice-liderança entre as marcas premium no mercado brasileiro, com 16,3% de participação. A marca ainda garantiu a liderança no segmento de SUVs premium híbridos plug-in. Para 2021, a Volvo aguarda a chegada do XC40 Recharge, versão 100% elétrica, e, posteriormente, sem data definida, um SUV ainda mais compacto também alimentado por baterias, porém com a marca Geely.
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Para o diretor de marketing da Volvo Cars no Brasil, Rafael Ugo, o crescimento no portfólio eletrificado foi um dos fatores responsáveis pelos bons resultados nos 10 primeiros meses do ano. “Os resultados foram tão bons que atualmente a Volvo Brasil é uma das principais na operação global da marca”, afirmou o executivo. Na verdade, desde que foi adquirida pela chinesa Geely em março de 2010, a Volvo Cars praticamente dobrou de tamanho, tanto no número de funcionários quanto no volume de carros premium vendidos no mundo. E os resultados da marca no Brasil também cresceram significativamente.
Com o slogan “O futuro da indústria premium será elétrico”, a Volvo comemora os números de vendas registrados no Brasil.
RECHARGE A grande novidade da marca com chegada prevista no mercado brasileiro para meados de 2021 é o XC40 Recharge. Trata-se do primeiro veículo 100% elétrico da Volvo, que tem potência de 408cv, torque de 67,3kgfm e autonomia de 400 quilômetros. O modelo está sendo produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, e já tem fila de espera no Brasil. O XC40 Recharge usa a Compact Modular Architecture (CMA), e acelera até 100km/h em apenas 4,8 segundos. De acordo com o fabricante, a recarga de 80% da bateria pode ser feita em 40 minutos em estações de carregamento rápido.
Mas eletrificação de veículos híbridos plug-in ou 100% elétricos exige uma infraestrutura eficiente para recarga das baterias.
Minas Gerais tem atualmente 19 pontos de recarga, mas a marca espera chegar ao fim do ano com 24 estações no estado. Os carregadores também podem ser adquiridos nas concessionárias da marca, que disponibiliza todo o suporte e orientação para instalação. A Volvo pretende aumentar o número de concessionárias em Minas Gerais, que atualmente conta apenas com a Valborg, em Belo Horizonte. Em 2021, será inaugurada uma nova unidade em Uberlândia, e a marca analisa a possibilidade de outra em Juiz de Fora e talvez mais uma em BH.
A Volvo comercializa atualmente no Brasil cinco modelos – S60, S90, XC40, XC60 e XC90 –, em quatro versões de acabamento, com diferentes motorizações (T5 e T8, gasolina, diesel e híbrida). E a partir de 2021, todos os modelos híbridos e elétricos da marca trarão a nova nomenclatura Recharge e a chave Care Key laranja, que permite programar a velocidade máxima que o carro pode alcançar. Ideal para pais que emprestam o carro para filhos afoitos.
NÚMEROS Os executivos da Volvo disseram que o segmento de automóveis premium passou por momentos difíceis nos últimos anos, mas, apesar de todas as adversidades, 2020 tem sido mais positivo.
Questionado sobre a possibilidade de a Volvo construir uma fábrica no Brasil, João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da marca, disse que não existe esta intenção, já que exigiria um investimento muito alto, pois a planta teria que produzir para atender a outros mercados da região. Ou seja, se os resultados estão vindo com a importação de veículos, para que investir na construção de uma unidade fabril?
BATERIAS Questionado sobre a durabilidade e custo das baterias que alimentam os motores elétricos, João Oliveira afirmou que nos últimos 10 anos o componente teve redução de preços de 10% a 15% ao ano. “As baterias são cada vez mais modernas, o que faz a incidência de troca diminuir cada vez mais. Além disso, atualmente é possível substituir células das baterias, o que torna a manutenção bem mais em conta.
As montadoras que comercializam carros híbridos e elétricos no Brasil têm investido muito em infraestrutura para recarga das baterias, em alguns casos com parcerias entre diferentes marcas. A Volvo afirma ter investido R$ 10 milhões nos 700 pontos de recarga que terá até o fim do ano. E a montadora afirma que não cobrará dos clientes a recarga pelo menos até 2021, já que o custo não é tão alto.
Quanto à expectativa para os resultados no mercado brasileiro em 2021, os executivos da Volvo disseram que o fator cambial e as questões políticas vão ditar o ritmo, mas acreditam que será um ano positivo, com crescimento nas vendas. Sobre a possibilidade de a Volvo lançar um modelo compacto elétrico com preço mais acessível, João Oliveira informou que esse produto chegará ao mercado com a marca Geely e será um SUV menor do que o XC40, mas sem data prevista para o lançamento.
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