Porém, nos últimos anos, a marca vem diminuindo sua participação no mercado brasileiro, de sua gama no nosso mercado e até de sua estrutura instalada no Brasil. No início de 2019, a Ford anunciou o fechamento da planta de São Bernardo do Campo, interrompendo junto a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo. Hoje, a marca fabrica apenas três modelos no Brasil, o Ka, o Ka Sedan e o EcoSport.
Até mesmo o Ka, seu modelo de maior volume, responsável por quase metade se todas as suas vendas entre automóveis e comerciais leves em 2020, vem caindo pelas tabelas. Comparando suas vendas no acumulado até novembro com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 37,72%. Por mais que a pandemia do coronavírus tenha prejudicado o mercado automotivo brasileiro como um todo, a redução nas vendas do Ka foi superior à média do mercado de automóveis, que até novembro de 2020 caiu 30,57%.
Nos últimos anos, a marca deixou de importar para o Brasil modelos que chegaram a responder por um volume considerável – Fiesta Sedan, Focus, Focus Fastback (os três da Argentina) e Fusion (do México) – mas que passaram a vender cada vez menos.
Neste lugar, foram entrando modelos importados de menor volume, e que não gozam de benefícios de importação: Edge ST (Canadá) , Territory (China) e Mustang (Estados Unidos). Dos quatro modelos importados, apenas a Ranger, fabricada na Argentina, responde por um volume considerável de vendas.
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Além dos modelos citados, que não devem acrescentar muito volume nas vendas da marca, no final de 2021 a Ford deve apresentar a nova geração do EcoSport, cada vez mais coadjuvante entre os SUVs compactos. As informações são do site Autos Segredos, antecipando que o modelo deixa de ser global e vai manter a arquitetura atual, apesar de ganhar em distância entre-eixos.
O site especializado em segredos automotivos ainda crava para 2023 e 2024 que a Ford terá dois SUVs de porte médio fabricados por aqui, sendo um com linhas que remetem a um cupê. Os projetos são locais e destinados apenas para a América Latina, com baixo custo (para o fabricante!) e aproveitando ao máximo as peças já usadas por aqui.
RANGER BLACK Baseada no pacote de topo Limited, a nova versão agrega no visual, com praticamente todos os elementos pintados em preto.