De Elias Fausto (SP) – Depois de acelerar o Audi TT RS Coupé na pista do Circuito Panamericano da Pirelli, em Elias Fausto, no interior de São Paulo, tivemos uma experiência ao volante dos outros membros da família esportiva da marca alemã que também desembarcam no Brasil. Estamos falando da bela perua Audi RS 4 Avant e do sedã de traseira curta Audi RS 5 Sportback. Ambos chegam ao mercado brasileiro com a possibilidade de personalização de diversos itens, mas trazem como principal atrativo o conjunto mecânico, com destaque para o motor V6 biturbo de 450cv.
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Desde junho, a Audi confirmou a chegada de alguns modelos da família esportiva RS ao mercado brasileiro, para se juntar ao RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8. Agora chegou a vez dos modelos RS 4 Avant e RS 5 Sportback, que já estão à venda no Brasil por R$ 585.990 e R$ 605.990, respectivamente, na modalidade venda direta.
Tanto a perua quanto o Sportback passaram por modificações no visual, sendo que ambos ganharam grade Singleframe mais larga, para-choque com novo desenho e faróis em LED Matriz, sendo no RS 5 com tecnologia Audi Laser Light. As lanternas em LED e o para-choque traseiro com difusor também são novos nos dois modelos. O RS 4 Avant mantém a tradição da marca de produzir belas peruas, como a RS 2 de 1994, e traz alguns detalhes que valorizam ainda mais o seu visual, como o spoiler traseiro e as largas ponteiras ovaladas do escapamento. E para quem se preocupa com o espaço para bagagens, o modelo tem porta-malas de 505 litros, que pode chegar a 1.495 litros com o banco traseiro rebatido.
Já o RS 5 deixa de ser vendido com a carroceria cupê e passa a ser disponibilizado na versão Sportback, que traz aberturas de ventilação acima da grade, como o clássico Audi Sport quattro de 1984. Além disso, ganha novos desenhos nas soleiras laterais e também dois grandes tubos nas saídas do escapamento.
Por dentro, além de trazer acabamento sofisticado e bom espaço interno, os dois modelos trazem o sistema MMI com tela de 10,1 polegadas, agora tátil. O sistema multimídia tem a tela ligeiramente inclinada para o motorista e traz várias informações, como a temperatura do conjunto mecânico, a aceleração lateral e longitudinal e diferencial esportivo quattro. Já o novo Audi Virtual Cockpit plus tem tela de 12,3 polegadas, e, além dos instrumentos digitais, disponibiliza diferentes configurações para o motorista. Neste novo quadro de instrumentos, é possível conferir os dados de desempenho dos modelos RS, como o percentual de potência e torque que estão sendo despejados, e a força G.
No volante da perua e do Sportback o motorista tem os comandos do Audi Drive Select, que ajusta os parâmetros do motor, suspensão e direção, e do RS Mode, que disponibiliza diferentes modos de condução. E tem ainda o head-up display de série, com várias informações que podem ser selecionadas e projetadas no para-brisa, bem à frente do motorista.
CEREJA DO BOLO Mas o grande destaque da perua RS 4 e do RS 5 Sportback está sob o capô.
A Audi informa que esse novo motor é derivado do lendário 2.7 litros V6 do primeiro RS 4 Avant de 1999, que na época tinha potência de 380cv. Mas com as modificações e ajustes e redução de peso em 31 quilos, o propulsor ficou mais eficiente em desempenho e consumo de combustível. E, realmente, na pista do Circuito Panamericano foi possível sentir o poder desse motor, que tanto na perua quanto no Sportback proporciona uma performance verdadeiramente esportiva.
ADRENALINA A perua RS 4 tem arrancadas e retomadas de velocidade absurdas, mas se você abusa nas curvas ela ameaça a sair de traseira. Mas só ameaça, já que a eletrônica corrige o ímpeto e o entusiasmo de quem está na direção. Já o RS 5 Sportback é mais firme e também garante uma dose extra de adrenalina quando o pedal do acelerador chega no fim do curso. Na reta do autódromo, as distâncias são reduzidas rapidamente, enquanto as marchas do Tiptronic vão evoluindo.
Em condições normais, o sistema quattro de tração fornece mais potência ao eixo traseiro, na proporção de 60$% e 40% para o dianteiro. Em caso de necessidade, a potência pode ser redirecionada para qualquer um dos eixos, sendo até 70% no da frente ou até 85% no traseiro. O motorista ainda tem a opção de configurar o carro de acordo com o seu gosto, por meio do Audi Drive Select, que ajusta o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção dinâmica, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar-condicionado automático.
EQUIPAMENTOS A lista de equipamentos dos dois esportivos inclui acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos, revestimento interno em couro Alcântara, volante com base achatada, rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen. Entre os opcionais, freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além de pacote exterior preto, por R$ 15 mil, que traz longarinas do teto, logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes da roda escurecidos. Para o RS 5 há ainda a opção de rodas de liga leve de 20 polegadas na cor bronze, por R$ 25 mil. E tanto a perua quanto o Sportback podem sair de fábrica com a pintura Audi Exclusive, que custa R$ 37 mil. Some tudo e defina qual dos dois vai ocupar a sua garagem.
MAIS BRAVO E se você achou pouco os números de desempenho dos modelos RS 4 e RS 5, a Audi revelou que em 2021 chegará ao Brasil o RS e-tron GT. O modelo elétrico tem potência de cerca de 700cv e também conta com o sistema de tração quattro. Com o centro de gravidade baixo por causa das baterias, o modelo traz a tecnologia da Fórmula e, e conta com sonorização para simular o ruído de um motor a combustão.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil