UAI

VW up! passa a ser vendido somente na versão Xtreme 1.0 TSI, por R$ 60.090

Hatch compacto passa a ser homologado para quatro ocupantes e tem apenas a opção do motor três-cilindros 1.0 TSI, além de boa lista de itens de série

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
VW up! passa a ser vendido somente na versão Xtreme 1.0 TSI, por R$ 60.090
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O VW up! teve apenas 6.874 unidades emplacadas em 2020, com volume mensal muito baixo

 

Houve quem apostasse todas as fichas no fim da produção e comercialização do Volkswagen up! no mercado brasileiro. Com as vendas em baixa e número de versões reduzido, o hatch compacto foi jogado para escanteio e agora ressurge na linha 2021 com uma novidade. Passa a ser oferecido somente na versão Xtreme 1.0 TSI, homologado para quatro ocupantes, já que não foi adequado à Resolução 518 do Contran, em vigor desde 29 de janeiro, que exige cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.


O pequeno up! foi lançado no mercado brasileiro em 2014, e trouxe como destaque a segurança e o bom desempenho de seu conjunto mecânico, seja com o motor 1.0 aspirado ou com o 1.0 turbo. Mas sempre com o preço salgado, nunca conseguiu atingir um volume de vendas significativo no segmento de hatches compactos. No acumulado do ano até novembro, foram emplacadas 6.874 unidades do modelo no país. As vendas vão caindo vertiginosamente, sendo que em outubro foram 274 unidades e em novembro apenas 93. Muito pouco para um modelo que, de acordo com o fabricante, teria introduzido um novo padrão de segurança no segmento.

O hatch compacto tem 3,64m de comprimento e 2,42m de distância entre-eixos


VISUAL Mas com foco em outros segmentos e sem a intenção de mexer no up! para atender às exigências da Resolução 518 do Contran, a Volkswagen optou por reduzir ainda mais o leque de versões do modelo, que perde a MPI (com motor 1.0 aspirado) e a Connect. Na linha 2021, o VW up! chega apenas na versão Xtreme, trazendo faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com detalhe em preto brilhante, rack do teto e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica push button.

Na versão Xtreme o VW up! traz rack do teto e tampa do porta-malas pintada em preto


A versão Xtreme do VW up! é bem completa e traz como único opcional a pintura metálica, nas cores cinza platinum e prata sirius, que custam R$ 1.570. O modelo tem ainda as opções de cores sólidas preto ninja, branco cristal e vermelho flash.

EQUIPAMENTOS O hatch compacto traz de série direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete, Keyless (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som Composition Phone, quatro alto-falantes, dois tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado direito e revestimento dos bancos em malharia Loop preto.

O modelo tem direção com assistência elétrica e muito plástico duro no acabamento interno


No quesito segurança, o up! traz duplo airbag frontal, sistema Isofix para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), alerta de frenagem de emergência (ESS), controle de tração e luz de condução diurna (DRL).

Para não ter problemas com a lei, a VW fez uma marcação no meio do banco traseiro, que agora é limitado para dois passageiros


CONJUNTO MECÂNICO O up! Xtreme é equipado com o motor 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex, que conta com injeção direta de combustível. Desenvolve 101cv com gasolina e 105cv com etanol, e 16,8kgfm de torque a partir de 1.500rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch compacto acelera até 100km/h em 9,3 segundos, com máxima de 183km/h, quando abastecido com etanol. O VW up! Tem 3,64m de comprimento, 2,42m de distância entre-eixos, 1,91m de largura e 1,50m de altura. O porta-malas tem capacidade para 285 litros, mas pode ser ampliada com o rebatimento do encosto do banco traseiro.