UAI

Renault Kiger e Nissan Magnite: conheça os SUVs-irmãos que estão pra chegar

Projetos indianos, veículos compartilham plataforma e conjunto mecânico. Enquanto o Kiger é o SUV do Kwid, o Magnite seria o substituto do March

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Renault Kiger e Nissan Magnite: conheça os SUVs-irmãos que estão pra chegar
Renault Kiger e Nissan Magnite: conheça os SUVs-irmãos que estão pra chegar Foto: Renault Kiger e Nissan Magnite: conheça os SUVs-irmãos que estão pra chegar

A aliança entre Renault e Nissan pode trazer ao Brasil dois SUVs compactos irmãos (na verdade, aventureiros urbanos!) que já foram lançados no mercado indiano. O modelo da Renault é o Kiger, recém-apresentado, uma espécie de SUV do Kwid. Do lado da Nissan, trata-se do Magnite, um suvinho que já está à venda naquele mercado desde o ano passado. Mas, o que esses modelos têm em comum?

Ambos são construídos sobre a mesma plataforma, a CMFA%2b, que é uma variante estendida da que serve como base para o pequeno Renault Kwid. As medidas básicas também são as mesmas: 3,99 metros de comprimento, limite estabelecido para contar com benefícios fiscais no país asiático, e 2,50m de entre-eixos. Mas, vamos conhecer mais um pouco de cada um desses modelos.


Renault Kiger, o SUV do Kwid


Se o mercado quer SUVs, o Renault Kiger já está cotado para o Brasil em 2022. Suas linhas dianteiras são inspiradas na reestilização do Kwid naquele país. Enquanto as luzes de rodagem diurna se integram ao desenho da grade, os faróis e as luzes auxiliares foram colocados em um grande nicho no para-choque dianteiro. A altura em relação ao solo elevada (20cm), o capô anabolizado e as caixas de roda volumosas sugerem o visual “parrudo” de SUV. A traseira tem lanternas horizontais e spoiler de teto.

Completam as dimensões do novo SUV, 1,75m de largura e 1,60m de altura. Apesar disso, com exceção da largura, as medidas do Kiger são inferiores às do Stepway. As dimensões da versão aventureira do Sandero são 4,07m de comprimento, 2,59m de entre-eixos, 1,73m de largura e 1,63m de altura. Porém, em relação ao Kwid, o ganho em espaço é grande, já que o subcompacto tem 3,68m de comprimento, 2,42m de entre-eixos, 1,75m de largura e 1,49m de altura.

Mas, o porta-malas do Kiger se destaca, com 405 litros de volume. Ainda no interior, o modelo vendido na Índia aparenta um acabamento bem cuidado, com display de 7 polegadas no quadro de instrumentos, tela de 8 polegadas do sistema multimídia (com espelhamento sem uso de cabos e internet wi-fi) e console central com porta-trecos com tampa deslizante. Os bancos traseiros contam com saídas de ar-condicionado.

Na Índia, estão disponíveis opções de motor 1.0 aspirado (com 72cv) e 1.0 turbo (com 100cv), além de câmbio manual, automatizado de uma embreagem ou automático tipo CVT. Caso venha mesmo a ser fabricado no Brasil, o suvinho deve trazer sob o capô um propulsor 1.0 turbo flex produzido por aqui, porém mais forte que o indiano.


Nissan Magnite, o sucessor do March


Um dos modelos cotados para substituir o “finado” Nissan March no Brasil é o suvinho Magnite. O visual é mais tradicional, com uma grade que ocupa quase toda a dianteira e capô mais alto. O porte de SUV encorpado ainda foi obtido a partir de caixas de roda largas e emolduradas, além de vincos ascendente na base do veículo.

Além das dimensões comuns aos dois modelos, citadas no início da reportagem, o Magnite tem 1,76m de largura e 1,57m de altura. O porta-malas tem volume de 336 litros. O interior aparenta mais simplicidade em relação ao Renault Kiger, mas, ainda assim, dependendo da versão, também há opção de quadro de instrumentos digital, central multimídia de 8 polegadas e chave presencial.

No mercado indiano, os conjuntos mecânico oferecidos também são o motor 1.0 aspirado de 72cv de potência, comcâmbio manual ou automatizado, e um 1.0 turbo de 100cv, com transmissão manual ou CVT. Como as empresas são parceiras, se o modelo vier mesmo para o Brasil, o veículo poderá usar o propulsor 1.0 turbo flex produzido da Renault.