Foi em um anúncio sobre os 20 anos da fábrica de Porto Real (RJ), que produz veículos das marcas Peugeot e Citroën, que a Stellantis citou que um novo modelo será fabricado naquela planta no segundo semestre do ano.
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Renault Kiger e Nissan Magnite: conheça os SUVs-irmãos que estão pra chegarVW revela novos detalhes do SUV médio Taos, que chega no segundo trimestreStrada Hard Working sai de linha e nova versão de entrada é a EnduranceO informativo da Stellantis ainda “entregou” uma importante informação, que este modelo será construído sobre “uma variante da plataforma CMP”.
Ou seja, não chega a ser a plataforma CMP, que por aqui já é usada no novo Peugeot 208 fabricado na Argentina.
Na prática, trata-se de uma versão simplificada da plataforma, o que confirma a estratégia de posicionar a Citroën abaixo da marca do leão.
Também na prática, uma plataforma simplificada, de custo inferior, sugere uma performance menor de segurança e um veículo com menos tecnologia embarcada.
Projeto destinado a países emergentes, o novo modelo está em testes tanto no Brasil quanto na Índia. A expectativa é que o novo C3 brasileiro tenha preço inicial até mais barato que a geração anterior, que era vendido na casa dos R$ 67 mil.
No Brasil, o modelo deve ser lançado apenas com a opção do motor 1.6 aspirado que já serve a marca atualmente. Porém, com o passar do tempo, a parceria Stellantis pode servir a Citroën, assim como a Peugeot, com os novos motores 1.0 e 1.3 turbo da família Firefly, da FCA, que estreiam ainda em 2021.
Ainda são esperados para recompor a linha Citroën no Brasil um crossover compacto (um “suvinho” que entra no lugar do Aircross) e um sedã compacto, todos com a variante da plataforma CMP..