Vrum

TOP TOP TOP...

Peugeot vai mudar logomarca do leão alertando que consumidor iria se fo***

Este leão debochado se despede - Foto: Peugeot/DivulgaçãoA Peugeot já anunciou que vai adotar uma nova logomarca, claro, sem abrir mão do leão que a simboliza desde 1905.

O novo “escudo” da marca será apresentando no próximo dia 25, mas há quem aposte que sua identidade já foi revelada em flagras do novo Peugeot 308 na Europa.

O fradinho Baixim, personagem do cartunista Henfil, e seu gesto típico - Foto: ReproduçãoTrata-se do perfil da cabeça de um leão mostrando os dentes e com uma juba de respeito, tendo acima a inscrição “Peugeot”. A escolha foi baseada em uma logomarca usada pelo fabricante a partir de 1960.

A Peugeot também já havia usado essa logomarca no belíssimo conceito E-Legend, em 2018. Além de marcar a nova fase Stellantis, o “leão penteado” faz sua estreia a bordo do novo Peugeot 308.

Possível nova logomarca também foi usada no volante do belíssimo conceito Peugeot E-legend - Foto: Peugeot/DivulgaçãoVIROU MEME Dada a notícia, não poderíamos perder a chance de brincar com a saída da atual logomarca da Peugeot, adotada em 2010. É que o símbolo foi alvo de vários memes, devido a sua expressão corporal.

A má experiência do cliente no pós-venda da marca levou as pessoas a associarem a imagem do leão estilizado sobre duas patas e os membros dianteiros voltados para a frente, como quem está prestes a atacar, com o gesto usado para indicar que certa pessoa se fo***.

1905: o leão está à frente dos aros de uma roda, emoldurada por uma coroa dourada. - Foto: Peugeot/DivulgaçãoImpossível não lembrar do gesto típico do fradinho Baixim, personagem do cartunista mineiro Henfil que não se envergonhava em bater a palma de uma mão na outra mão fechada, movimento sempre acompanhado de um onomatopeico “top top top”, quando alguém se dava mal.

Mas, é isso... é o fim da brincadeirinha e dos memes. Pelo menos até que outro “infeliz” apareça com outra piadinha, alguém já se habilita?

Todas as jubas do leão

Confira a evolução dos logotipos nos automóveis da Peugeot

 

1923: os modelos da marca passam a trazer uma escultura como tampa do radiador. A obra do escultor Baudichon retrata o felino prestes a pular, com uma cabeça grande e o rabo esticado. - Foto: Peugeot/Divulgação 1933: a cabeça de um leão estilizado toma o topo da grade. Com a boca aberta e dentes à mostra, o felino está sempre à frente do veículo. - Foto: Peugeot/Divulgação 1948: agora o leão surge sobre as patas traseiras no painel dianteiro do Peugeot 203, figura baseada no brasão de uma região na frança conhecida como Franche-Comté. A logomarca atual foi baseada neste modelo, que teve outras variações. - Foto: Peugeot/Divulgação 1955: o mesmo leão foi usado, mas em uma moldura triangular com fundo preto, na grade do modelo 403. - Foto: Peugeot/Divulgação 1960: agora surge apenas a cabeça do leão, com os dentes à mostra e a juba esvoaçante. Acima está a inscrição %u201CPeugeot%u201D, tudo em dourado, com fundo preto e moldura triangular. Colocada no centro da grade, esta é a logomarca que inspirou a que está prestes a ser adotada pela marca. - Foto: Peugeot/Divulgação 1968: a cabeça do leão se livra de todos os complementos e é colocada (dourada ou cromada) na grade do Peugeot 504. Apesar de ter mantido a expressão, o estilo é mais plano. - Foto: Peugeot/Divulgação 1975: o leão da Franche-Comté volta, mas como um esboço, vazado ao centro, e ficou conhecido como o %u201Ccontorno do leão%u201D. - Foto: Peugeot/Divulgação 1998: o mesmo leão cresce e ganha superfície cromada. - Foto: Peugeot/Divulgação 2010: a posição do felino foi mantida, mas o acabamento mate e cromado deixa a peça mais expressiva. - Foto: Peugeot/Divulgação

.