UAI

Peugeot vai mudar logomarca do leão alertando que consumidor iria se fo***

Conheça a origem do 'escudo' do leão que virou meme e qual deve ser a nova logomarca da Peugeot. Confira também todas as 'jubas' do leão desde 1905

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Peugeot vai mudar logomarca do leão alertando que consumidor iria se fo***
Peugeot vai mudar logomarca do leão alertando que consumidor iria se fo*** Foto: Peugeot vai mudar logomarca do leão alertando que consumidor iria se fo***

Meme é comum em comentários de matérias e redes sociais

A Peugeot já anunciou que vai adotar uma nova logomarca, claro, sem abrir mão do leão que a simboliza desde 1905.

O novo “escudo” da marca será apresentando no próximo dia 25, mas há quem aposte que sua identidade já foi revelada em flagras do novo Peugeot 308 na Europa.

Possível nova logomarca também foi usada no volante do belíssimo conceito Peugeot E-legend

Trata-se do perfil da cabeça de um leão mostrando os dentes e com uma juba de respeito, tendo acima a inscrição “Peugeot”. A escolha foi baseada em uma logomarca usada pelo fabricante a partir de 1960.

A Peugeot também já havia usado essa logomarca no belíssimo conceito E-Legend, em 2018. Além de marcar a nova fase Stellantis, o “leão penteado” faz sua estreia a bordo do novo Peugeot 308.

Este leão debochado se despede

VIROU MEME Dada a notícia, não poderíamos perder a chance de brincar com a saída da atual logomarca da Peugeot, adotada em 2010. É que o símbolo foi alvo de vários memes, devido a sua expressão corporal.

A má experiência do cliente no pós-venda da marca levou as pessoas a associarem a imagem do leão estilizado sobre duas patas e os membros dianteiros voltados para a frente, como quem está prestes a atacar, com o gesto usado para indicar que certa pessoa se fo***.

O fradinho Baixim, personagem do cartunista Henfil, e seu gesto típico

Impossível não lembrar do gesto típico do fradinho Baixim, personagem do cartunista mineiro Henfil que não se envergonhava em bater a palma de uma mão na outra mão fechada, movimento sempre acompanhado de um onomatopeico “top top top”, quando alguém se dava mal.

Mas, é isso... é o fim da brincadeirinha e dos memes. Pelo menos até que outro “infeliz” apareça com outra piadinha, alguém já se habilita?

Todas as jubas do leão

Confira a evolução dos logotipos nos automóveis da Peugeot

 

1905: o leão está à frente dos aros de uma roda, emoldurada por uma coroa dourada.

1923: os modelos da marca passam a trazer uma escultura como tampa do radiador. A obra do escultor Baudichon retrata o felino prestes a pular, com uma cabeça grande e o rabo esticado.

1933: a cabeça de um leão estilizado toma o topo da grade. Com a boca aberta e dentes à mostra, o felino está sempre à frente do veículo.

1948: agora o leão surge sobre as patas traseiras no painel dianteiro do Peugeot 203, figura baseada no brasão de uma região na frança conhecida como Franche-Comté. A logomarca atual foi baseada neste modelo, que teve outras variações.

1955: o mesmo leão foi usado, mas em uma moldura triangular com fundo preto, na grade do modelo 403.

1960: agora surge apenas a cabeça do leão, com os dentes à mostra e a juba esvoaçante. Acima está a inscrição %u201CPeugeot%u201D, tudo em dourado, com fundo preto e moldura triangular. Colocada no centro da grade, esta é a logomarca que inspirou a que está prestes a ser adotada pela marca.

1968: a cabeça do leão se livra de todos os complementos e é colocada (dourada ou cromada) na grade do Peugeot 504. Apesar de ter mantido a expressão, o estilo é mais plano.

1975: o leão da Franche-Comté volta, mas como um esboço, vazado ao centro, e ficou conhecido como o %u201Ccontorno do leão%u201D.

1998: o mesmo leão cresce e ganha superfície cromada.

2010: a posição do felino foi mantida, mas o acabamento mate e cromado deixa a peça mais expressiva.