Vrum

À VENDA

Toyota Corolla GR-S 2.0 Dynamic Force já está sendo vendido por R$ 151.990

O discreto spoiler da Gazoo Racing confere um toque de esportividade, mas o escape é convencional - Foto: Toyota/Divulgação 

Se você acha as versões “normais” do Corolla muito caretas, com cara de tiozão, a Toyota faz mais uma tentativa para mudar a sua opinião. É que as concessionárias da marca já estão vendendo a versão esportivada do sedã médio, o Corolla GR-S, que traz a chancela da Toyota Gazoo Racing, com inspiração nos carros da Stock Car. A versão foi desenvolvida em parceria pelas engenharias da marca no Brasil e na Argentina, e tem um conjunto mecânico formado por um motor 2.0 litros, com potência máxima de 177cv, e câmbio Direct Shift de 10 marchas. Ou seja, o mesmo usado em outras versões.


Caso a ideia agrade, o Corolla GR-S tem preço sugerido de R$ 151.990, e pode ser encontrado nas cores branco lunar (perolizado), com teto pintado em preto eclipse (metálico); vermelho granada (metálico), com teto pintado em preto eclipse (metálico): ou todo em preto eclipse (metálico). A versão esportivada do sedã médio campeão de vendas traz algumas diferenças em relação às outras, tanto no visual quanto na mecânica.

As rodas são de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus na medida 225/45 - Foto: Toyota/Divulgação
Externamente, o Corolla GR-S tem faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina dianteiros de LED. Para enfatizar a esportividade, o destaque na traseira é o spoiler da Gazoo Racing, além de lanternas de LED e emblemas de identificação da versão. Completam o visual as saias laterais, retrovisores externos e o teto pintados em preto metálica, para-choques com desenho diferenciado e rodas de liga leve de 17 polegadas.

No acabamento interno, detalhes em couro preto com costura vermelha - Foto: Toyota/Divulgação
Por dentro, a pegada é a do ambiente escurecido, com todo o acabamento em preto, com algumas partes revestidas em couro, com costura vermelha. Os bancos trazem no encosto de cabeça a logo Gazzo Racing, que aparece também nos tapetes.

O painel tem instrumentos analógicos e uma tela em TFT de 4,2 polegadas, colorida, onde o motorista confere as informações do computador de bordo.

CONJUNTO MECÂNICO Mas se a proposta da versão é a esportividade, o desempenho do sedã não poderia ser esquecido. Mas no caso do Corolla GR-S nada foi feito para otimizar os números de potência e torque. O sedã essportivado tem o mesmo conjunto mecânico das demais versões, ou seja, o 2.0 litros Dynamic Force de ciclo Atkinson, flex, quatro cilindros em linha, 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-iE. São 169cv a 6.600rpm com gasolina e 177cv a 6.600 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400rpm, com ambos os combustíveis. O motor faz parceria com a transmissão Direct Shift de 10 marchas.

A transmissão é a Direct Shift de 10 marchas, que proporciona trocas sem trancos - Foto: Toyota/Divulgação
Mas se não foram feitas modificações no motor e câmbio, a Toyota garante que as suspensões receberam um tratamento especial para garantir melhor estabilidade. A Gazoo Racing instalou defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas, deixando as suspensões mais rígidas.

Na dianteira, a suspensão é independente, McPherson, e na traseira, multilink, ambas com barras estabilizadoras.

SEGURANÇA Para manter o padrão de segurança que garantiu ao Corolla nota máxima nos testes do LatinNCAP, a versão GR-S traz o pacote Toyota Safety Sense. Entre os itens oferecidos estão Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e faróis altos automáticos (AHB).

.