A Toyota do Brasil comunicou oficialmente, nesta semana, o fim das vendas do seu compacto Etios, tanto na carroceria hatch quanto na sedã, a partir de abril. As vendas dos modelos vinham em queda vertiginosa, motivo que deve ter levado a montadora a decidir pelo encerramento da comercialização no país. Mas a Toyota alega que “a decisão foi tomada com o objetivo de adequar o volume de produção da unidade de Sorocaba com a chegada de um novo modelo da marca”. O fabricante informou ainda que vai continuar produzindo o Etios na fábrica do interior paulista para atender a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.
Leia Mais
Experiência elétrica com o Chevrolet Bolt é apaixonante, mas tem um defeitoToyota Corolla GR-S 2.0 Dynamic Force já está sendo vendido por R$ 151.990Projeto preserva originalidade do Escort XR3 , mas com um toque de estiloToyota Corolla Cross chega para encarar o Jeep CompassVendas de automóveis e comerciais leves caem em fevereiro, e Ford afunda
O Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012 e chegou ao mercado com banca de hatch premium, mas com visual de gosto questionável, acabamento espartano, bom conjunto mecânico e preços elevados, nunca figurou entre os mais vendidos do segmento. As vendas do hatch e do sedã foram caindo ao longo dos anos, até que em 2020 atingiram patamar bem baixo. De janeiro a dezembro do ano passado, o Etios hatch teve 8.699 unidades emplacadas no Brasil, enquanto o líder do segmento, o velho VW Gol, teve 71.151 unidades vendidas. A situação do Etios Sedan foi ainda pior, pois foram emplacadas apenas 5.308 unidades em 2020.
Nos dois primeiros meses deste ano, a situação ficou ainda pior para o Etios. O hatch ocupa o sexto lugar entre os modelos de entrada, com apenas 588 unidades emplacadas, enquanto o sedã soma 463 unidades.
“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios tem na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. O novo modelo a que ele se refere é o Corolla Cross, que será lançado no próximo dia 11.
A Toyota garante que “manterá todos os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil”. A marca japonesa projeta um crescimento de 30% na produção deste ano, alcançando 170 mil unidades. Cerca de 30% desse volume será destinado a outros mercados da América Latina. “O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor-regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe.
.