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A segunda geração do compacto fez sua estreia em 2010. O conceito do quadrado redondo fez sucesso imediato, mas o mercado nacional mudou muito e tudo indica que o modelo tão terá uma vida tão longa quanto a do Uninho original.Hoje, o modelo é oferecido em versão única 1.0 Attractive, vendida por R$ 56.190. O motor é o velho 1.0 Fire, com até 75cv de potência e 9,9kgfm de torque (usando etanol), em conjunto com câmbio manual de cinco marchas.
O desempenho de vendas é fraco. Até o fechamento de abril foram 10.042 emplacamentos, média mensal de 2.510 unidades neste ano de 2021. A baixa demanda do Uno revela que, talvez, a marca não precise de um modelo para ficar entre o Mobi e o Argo, que futuramente podem ganhar uma nova versão para ocupar seu espaço.
VW Fox
O compacto tem apenas duas versões, ambas com o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.6 flex, de até 104cv de potência e 15,6kgfm de torque (com etanol), e câmbio manual de cinco marchas. O espaço interno é de compacto mesmo, sem muita folga para os passageiros e porta-malas com 270 litros.
Na versão de entrada Connect (R$ 62.340), o Fox traz ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, direção elétrica, vidros elétricos, volante com ajustes em altura e distância, banco do motorista com ajuste em altura, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som e retrovisores com ajustes elétricos. Já o pacote Xtreme (R$ 67.990) acrescenta câmera de ré, rodas de 16 polegadas, rack de teto e spoiler traseiro.
Com 7.339 emplacamentos até o fechamento de abril, a média mensal de vendas do modelo em 2021 é de 1.834 unidades. O Fox está em 24º no ranking de emplacamentos de automóveis, o que não é um posicionamento dos sonhos para um modelo da Volkswagen, mas tem carro que está indo bem pior, como o Renault Sandero, em 28º, com apenas 5.009 unidades acumuladas até abril.
Grand Siena
Lançado em 2012, atualmente o Grand Siena tem apenas duas versões disponíveis.
Mas a versão que traz o maior diferencial de mercado é a 1.4 Flex (R$ 62.590), com até 88cv e 12,5kgfm, trazendo como opcional (R$ 750) preparação para receber um kit GNV, o que pode ser atraente para motoristas profissionais. O pacote de equipamentos é idêntico ao da versão mais em conta.
Com 4.804 emplacamentos registrados até o fim de abril, a média mensal de vendas do Grand Siena é de 1.201 unidades. Apesar de ser um número pouco empolgante, ainda é bem melhor que o desempenho do Fiat Cronos, sedã que no mesmo período registrou média mensal de 719 unidades.
Doblò
O Doblò é um dos poucos modelos disponíveis no Brasil que oferece sete lugares fora do segmentos dos SUVs, ao lado do Chevrolet Spin. Hoje, o multiuso da Fiat é oferecido em versão única 1.8 Essence, vendida por absurdos R$ 111.990. Em troca, o modelo oferece muito pouco: ar-condicionado, rack de teto, as rodas trazem calotas, direção hidráulica e vidros elétricos. O motor é o datado 1.8 E,torQ, com até 132cv e 18,9kgfm, que gasta muito combustível. Como é de se esperar, o modelo vende bem pouco.