UAI

Polia do motor dos modelos VW Gol, Voyage, Saveiro e Fox pode se soltar

Montadora convoca proprietários dos modelos fabricados este ano para fazer a troca do componente sem custos, para evitar acidentes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Polia do motor dos modelos VW Gol, Voyage, Saveiro e Fox pode se soltar
Polia do motor dos modelos VW Gol, Voyage, Saveiro e Fox pode se soltar Foto: Polia do motor dos modelos VW Gol, Voyage, Saveiro e Fox pode se soltar


Depois de detectar problemas na polia do motor do Gol, Voyage, Saveiro e Fox, ano/modelo 2022, com data de fabricação de 7/4/21 a 19/5/21, a Volkswagen do Brasil acionou uma campanha de recall para fazer o reparo nos veículos. O Procon de São Paulo foi comunicado sobre o fato e está orientando os proprietários dos modelos envolvidos sobre os seus direitos. De acordo com a montadora, a polia pode se soltar, provocando risco de acidente.


O Código de Defesa do consumidor determina que a Volkswagen do Brasil apresente os esclarecimentos necessários, com informações objetivas sobre os riscos para o consumidor. E em seu comunicado, a VW informou “ter detectado possibilidade de soltura da polia do motor com consequente perda da assistência de direção e falha de funcionamento do alternador. Esse defeito aumenta o risco de acidentes com danos materiais e lesões físicas ou fatais aos ocupantes e a terceiros”.


Os chassis dos veículos envolvidos (não sequenciais) são: Gol, de NT026107 a NT041016; Voyage, de NT026109 a NT041125; Saveiro, de NP006511 a NP012437: e Fox, de N4000422 a N4003411. Para resolver o problema, os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar em qualquer concessionária da marca a inspeção e, se necessário, o reparo da fixação da polia do motor, sem qualquer custo. Os consumidores podem fazer o agendamento ou obter mais informações pelo telefone 0800 019 8866 ou no site www.vw.com.br.


O Procon-SP esclarece, ainda, que os consumidores que sofreram algum tipo de acidente decorrente da soltura da polia poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos. O órgão de defesa do consumidor mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: https://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.