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Fiat lança o 500e, versão elétrica do subcompacto que chega por R$ 239.990

Em sua terceira geração, o Fiat 500 100% elétrico tem autonomia de 320 quilômetros e traz ainda sistemas de assistência à condução e serviços conectados

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Fiat lança o 500e, versão elétrica do subcompacto que chega por R$ 239.990
Fiat lança o 500e, versão elétrica do subcompacto que chega por R$ 239.990 Foto: Fiat lança o 500e, versão elétrica do subcompacto que chega por R$ 239.990

Terceira geração do Fiat 500 chega ao Brasil com motor elétrico e em única versão

 

Depois de alguns anos de ausência no mercado brasileiro, o Fiat 500 retorna renovado e com um detalhe importante: chega como o primeiro modelo 100% elétrico da marca comercializado no país. Construído sobre a plataforma Mini EV, o subcompacto é equipado com motor elétrico de 118cv e 22,4kgfm de torque, com possibilidade de recarga das baterias em tomada de três pinos doméstica, WallBox ou sistema ultra-rápido, variando de 35 minutos a quatro horas para o reabastecimento. O modelo chega carregado de tecnologia, trazendo sistemas de auxílio à condução. A autonomia pode variar de 320 a 460 quilômetros, dependendo do modo de condução e velocidade. O Fiat 500e entra em pré-venda de hoje até 10 de setembro, e os 20 primeiros ganham um carregador rápido que permite recarga em 6 horas.


O Fiat 500 completou em julho 64 anos de existência, passando de um carro pensado para favorecer a mobilidade na Europa do pós-guerra, a um modelo de nicho que encanta seu público pela proposta charmosa. No Brasil, o Cinquecento chegou após a reestilização de 2007, sua segunda geração, e foram vendidas cerca de 40 mil unidades por aqui. Mas em 2016 foram comercializadas apenas 1.056 unidades, e no ano seguinte, com o fim do estoque, o modelo deixou de ser vendido no país.


No WallBox a recarga da bateria pode ser feita em até quatro horas

Agora, o Fiat 500 retorna ao Brasil totalmente renovado, com motor elétrico, apenas na versão Icon, e será vendido em 10 concessionárias de nove cidades: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE). Mas se a demanda aumentar, a Fiat considera a possibilidade de expandir a rede. O 500e já é vendido na Europa desde o ano passado.
 
MUDANÇAS O Fiat 500e mantém o estilo proposto pelo modelo lançado na década de 1950, mas teve que ser modernizado para receber o conjunto elétrico. As dimensões do hatch subcompacto cresceram, sendo 61mm no comprimento, 22mm da distância entre-eixos, 57mm na largura e 29mm na altura. Suas formas ficaram ainda mais charmosas e a nova grade frontal traz o 500e centralizado, o conjunto óptico ganhou faróis full LED, inclusive os de neblina, e as luzes diurnas (DRL) no capô parecem “sobrancelhas”.


O Fiat 500e mantém o estilo do modelo lançado em 1957, mas com linhas modernizadas

O modelo traz ainda frisos cromados na moldura das janelas, badges laterais e maçanetas embutidas nas portas. Na traseira, a logomarca remete ao 500 do passado, mas revela que trata-se da configuração elétrica por trazer uma borda em azul-claro, e o zero final que abriga a letra “e”. As lanternas traseiras também são em LED e ali pode se ver um spoiler mais acentuado. As rodas são de liga leve de 16 polegadas com acabamento escurecido.

POR DENTRO O pequeno italiano também mudou por dentro, trazendo linhas horizontalizadas no painel, que tem os instrumentos em uma tela digital TFT de sete polegadas, com todas as informações necessárias ao motorista. No centro do painel, uma tela tátil de 10,25 polegadas abriga o sistema multimídia, por onde também é possível verificar todo o sistema elétrico do carro, acompanhando a carga da bateria e a autonomia do carro.


As lanternas traseiras são em LED e o spoiler confere um toque de esportividade ao subcompacto

O volante de dois raios e o painel de instrumentos arredondado são uma referência ao modelo original de 1957. O console central é novo e conta com um compartimento de 5,7 litros, além de um porta-copos atrás e outro adicional retrátil na frente. Sob o assoalho plano estão as baterias de íons de lítio, que não comprometem a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 litros). O interior do 500e é mais limpo e traz detalhes interessantes, como o botão e-latch que substitui as maçanetas internas das portas.

ARQUITETURA A plataforma Mini BEV com as baterias sob o assoalho favorecem a otimização do aproveitamento do espaço interno e a melhor distribuição do peso entre os eixos, além de baixar o centro de gravidade do veículo. Com isso, o Fiat 500e ganha ainda mais em estabilidade e proporciona uma condução mais segura. As baterias de íons de lítio são de alta capacidade de armazenamento (42 kWh). A coluna de direção conta com regulagem axial e o freio de estacionamento é elétrico.


O modelo cresceu 61mm no comprimento e 22mm na distância entre-eixos

O novo 500e traz três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central. No modo Normal, toda a potência e torque estão disponíveis, favorecendo a condução no dia a dia. E quando o veículo desacelera, com efeito de freio motor, ocorre o processo de regeneração da energia, usada para recarga da bateria. Esse modo apresenta a função Creeping, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio.


No modo Range ativa-se a função One Pedal Driving, que melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro. O motorista usa basicamente o pedal do acelerador. Neste modo, otimiza-se a frenagem regenerativa e, consequentemente, a autonomia.


Os faróis e os auxiliares de neblina são em LED, assim como a luz diurna em forma de sobrancelha

Já o modo Sherpa é aquele que mais favorece a economia de energia. Ele ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80km/h), a resposta do acelerador, desativa o ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo de energia, aumentando a autonomia do carro.


De acordo com a Fiat, o 500e tem autonomia de 320 quilômetros para quem roda cerca de 30 quilômetros por dia. Mas se o veículo for colocado no modo Sherpa, com velocidade máxima de 60km/h e a temperatura ambiente estiver na casa dos 25 graus, a autonomia pode chegar a 460 quilômetros. Uma combinação nem sempre fácil de ser alcançada no dia a dia. A montadora revela que, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62km/l de combustível.

O painel foi totalmente reformulado, ganhando linhas mais horizontalizadas

CONJUNTO MOTRIZ O motor elétrico que equipa o 500e despeja 87kW, ou 118cv a 4.200rpm e torque de 22,4kgfm. Com esse motor, o subcompacto acelera até 100km/h em 9 segundos. E para não assustar pedestres e ciclistas com seu funcionamento silencioso, o modelo traz ainda Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso sonoro em velocidades de até 20km/h. A partir de 25km/h, o som escolhido é Amarcord, de Nino Rota, para otimizar o alerta.

CARREGAMENTO O Fiat 500e já vem com carregador próprio, que conta com cabo padrão de 6 metros de comprimento para a recarga doméstica. Basta conectar o cabo a uma tomada de três pinos em casa, com rede de 127V, para que a recarga completa da bateria seja feita em 24 horas. A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua).


A recarga pode ser feita também por WallBox e a Fiat indica a marca WEG, sua parceira certificada. Com esse equipamento, a recarga completa pode ser feita em até 4 horas. Mas o 500 elétrico tem sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, que permite recarregar a bateria em apenas 5 minutos, gerando reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. Em 35 minutos de carga ultra-rápida, é possívem recarregar até 80% da bateria. A Fiat informa que vai disponibilizar inicialmente 250 pontos de recarga em estacionamentos, supermercados e outros, mas pretende ampliar ainda mais.

O painel de instrumentos tem tela de sete polegadas e é todo digital, com todas as informações para o motorista

TECNOLOGIA Na versão Icon, o 500e vem equipado com o Co-Driver, que inclui o Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS), classificação nível 2 na escala SAE. Nesse sistema, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal posicionada no logotipo, garantindo o controle longitudinal e lateral do veículo. Esse controle é feito com o auxílio do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo da frente, podendo até parar o carro completamente em caso de detectar provável batida.


O 500e conta ainda com o Lane Centering, que reconhece os sinais de trânsito, faixas de marcação na pista, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem. O pacote de assistência à condução traz também assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detector de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360 graus, assistente de estacionamento (Park Assist). No quesito segurança, inclui seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

Na tela de 10,25 polegadas da central multimídia o usuário tem acesso ao funcionamento do sistema de propulsão elétrica

INFOENTRETENIMENTO A central multimídia com tela tátil de 10,25”, combinada ao cluster 100% digital de sete polegadas, fornece todas as informações necessárias ao motorista. No painel de instrumentos é possível ver gráficos coloridos configuráveis. O 500 elétrico pode ser conectado ao smartphone, permitindo definir o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância.


A central multimídia tem formato horizontal e conexão por Apple CarPlay e o Android Auto sem fio. Pode ser atualizada via web, tem comandos de voz, permite programar o ar-condicionado e pode escolher músicas. Traz navegação com mapa em 3D, atualização do TOM TOM Maps, rádio AM-FM, Dual Tuner, Bluetooth e USB. O bloco de carregamento do Wireless Charger apresenta um easter egg da silhueta do horizonte de Turim. Todos os recursos pode ser acessados pelo smartphone, smartwatch e Assistente Virtual (Alexa). No 500 elétrico é possível ter acesso ao Wi-Fi Hotspot embarcado, que permite a conexão de até oito dispositivos ao mesmo tempo.


A Fiat espera vender 120 unidades do 500e até o final do ano. O modelo tem garantia de três anos, mas a bateria tem cobertura de oito anos ou 160 mil quilômetros. O fabricante aponta o Renault Zoe (de R$ 205 mil a R$ 220 mil) e o Chevrolet Bolt (R$ 270.170) como os principais concorrentes do 500e (R$ 239.990), e acredita que até 2030 a eletrificação de veículos deve crescer muito no Brasil, mas afirma que isso ocorrerá proporcionalmente ao aumento da infraestrutura.