UAI

Toyota suspenderá produção do Yaris, Corolla Cross e Etios por 10 dias

Montadora deixará de produzir os modelos na fábrica de Sorocaba, e também vai interromper parcialmente a unidade de Porto Feliz, onde são feitos motores

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Toyota suspenderá produção do Yaris, Corolla Cross e Etios por 10 dias
Toyota suspenderá produção do Yaris, Corolla Cross e Etios por 10 dias Foto: Toyota suspenderá produção do Yaris, Corolla Cross e Etios por 10 dias

O Toyota Yaris Sedan e o hatch registraram aumento nas vendas em julho

 

A falta de semicondutores volta a afetar mais uma marca no mercado automotivo. Desta vez foi a Toyota do Brasil, que anunciou mais uma vez a suspensão temporária da produção em sua fábrica de Sorocaba (SP), onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação). A interrupção da produção ocorrerá entre os dias 18 e 27 deste mês. A unidade de Porto Feliz (SP), onde são produzidos os motores 1.3 e 1.5, do Yaris e Etios, e o propulsor 2.0 TNGA, que equipa o Corolla e o Corolla Cross, também será parcialmente afetada.


A Toyota informou em nota que “apesar de todos os esforços realizados ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia da COVID-19, nesse momento uma parada é inevitável. A falta de semicondutores tem prejudicado várias montadoras, afetando a produção e, consequentemente, as vendas de quase todas.


O SUV médio Toyota Corolla Cross tem bons números de vendas, mas ainda está longe do Jeep Compass

Para tentar minimizar o problema da paralisação em suas fábricas, a Toyota resolveu conceder férias coletivas aos colaboradores, que deverão retornar às atividades em 30 de agosto. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais.


O Toyota Etios atualmente é produzido no Brasil somente para exportação

Apesar da dificuldade enfrentada pela montadora, o Toyota Yaris hatch registrou aumento nos emplacamentos em julho, com 2.285 unidades, contra 2.046 em junho. No acumulado do ano, o modelo teve 14.536 unidades emplacadas. O Yaris Sedan também registrou um pequeno aumento nas vendas em julho, mas nos sete primeiros meses do ano emplacou 8.842 unidades. O Corolla Cross emplacou em julho 5.068 unidades, contra 4.709 em junho. No acumulado do ano, o SUV médio teve 15.379 unidades emplacadas.