DE CURVELO (MG) - A Jeep escolheu o Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), onde também funciona o complexo de pistas de teste do grupo Stellantis, para apresentar seu mais novo SUV de sete lugares. O grandalhão Commander chega nas versões Limited e Overland, com duas opções de motorização – 1.3 turbo flex AT6 e 2.0 turbodiesel AT9. Com acabamento interno de bom nível, amplo espaço interno e farto pacote de equipamentos de segurança e conforto, o Jeep Commander quer ser líder em seu segmento já no primeiro mês de vendas e chega ao mercado com preços que vão de R$ 199.990 a R$ 279.990.
Leia Mais
Custando até R$ 146.990, nova geração do Hyundai Creta quer ser premiumCélula-combustível: porque o hidrogênio é tido como o combustível do futuroNovo Honda Accord Híbrido começa a ser vendido este mês por R$ 299.900Novo Renault Duster tira nota zero no teste de impacto do Latin NCAPConfira como o Jeep Compass a diesel se sai frente aos novos concorrentes
Totalmente projetado e desenvolvido no Brasil, mas com o aval da matriz norte-americana, o Jeep Commander é produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, de onde sairá a partir de outubro para abastecer os mercados brasileiro e de outros países da América do Sul. Construído sobre a plataforma Small Wide , a mesma do Compass e de outros modelos da marca, o SUV de sete lugares tem sua carroceria feita com 80% de aço de alta resistência, o que contribuiu para os bons resultados nos testes de impacto frontal, lateral e traseiro.
ESTILO Embora os executivos da Jeep torçam o nariz para qualquer ameaça de comparação do Commander com o Compass, não há como negar que o grandalhão lembre o SUV médio da família. A frente é muito parecida, com a grade de sete fendas marcando presença, porém, com apenas a parte de cima dos gomos cromadas.
INTERIOR Por dentro, o Jeep Commander deixa claro que quer competir no segmento de padrão superior, com sofisticação no acabamento. Os bancos são revestidos em couro com detalhes em suede, com costura aparente e bordado no encosto e nos assentos. Na versão Limited, o logotipo da Jeep vem gravado em baixo-relevo no banco e no apoio de braço, onde também se vê o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos. O painel também traz revestimento em couro e suede, com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza. O interior tem ainda detalhes cromados na cor cobre ou acetinado.
ESPAÇO O espaço interno é um dos pontos fortes do Commander.
TECNOLOGIA O painel de instrumentos tem tela digital configurável de 10,25 polegadas. Já a central multimídia traz tela tátil flutuante de 10,1 polegadas full HD, com navegação nativa e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. O modelo traz no console sistema de carregamento de smartphones por indução, sem a necessidade de cabo. Mas o celular tem de ser compatível com a tecnologia. Para atender a todos os ocupantes, o Commander traz portas USB nas três fileiras de assentos.
Para quem valoriza um bom sistema de sonorização, o modelo conta com o Premium Harman Kardon, com nove alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Destaque para a tecnologia Fresh Air, que usa dutos da cabine como caixa acústica, eliminando a necessidade das caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%. O resultado prático é um som mais pesado, com graves bem definidos e sem vibrações.
A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, sendo que na versão Overland há sensor de presença (hands-free). O modelo traz ainda rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go, ar-condicionado Dual Zone com saídas para os bancos traseiros, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e amplo teto solar panorâmico.
ASSISTÊNCIA Além de trazer sete airbags nas duas versões, o Commander conta com Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que disponibiliza tecnologias de direção autônoma como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
MOTORES O Jeep Commander tem duas opções de motorização. A primeira é a T270, associada à tração 4x2 e câmbio AT6, automático de seis velocidades. O propulsor atende aos requisitos do Proconve L7, previsto para janeiro de 2022, e desenvolve 180cv com gasolina e185cv com etanol, com torque máximo de 27,5kgfm. O câmbio tem o modo de condução Sport, com trocas de marchas em rotações mais elevadas. O SUV é equipado com o Traction Control %2b, sistema de controle de tração que atua sob demanda, em pisos de baixa aderência onde as rodas começam a patinar. Está disponível em todas as versões 4x2. O sistema transfere o torque para a roda que está em contato com o solo.
A outra opção de motor é o TD380, turbodiesel, que atua com tração 4x4 e câmbio AT9, automático de nove marchas. O propulsor quatro cilindros, 2.0 litros de 170cv, recebeu nova calibragem, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada, aumentando o torque de 35,7kgfm para 38,7kgfm. O motor também antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. Mas para reduzir a emissão de gases poluentes, o TD380 exige o uso do aditivo ARLA32, com autonomia de cerca de 10 mil quilômetros. Além do sistema de tração 4x4 com reduzida, o Commander com motor turbodiesel traz seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control (HDC), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
ITENS DE SÉRIE A versão Limited vem com rodas de liga leve de 18 polegadas, conjunto óptico Full LED, bancos revestidos em couro e suede preto e acabamento interno preto, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 poelgadas com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, banco do motorista com ajustes elétricos, abertura elétrica do porta-malas, sete airbags, todos os sistemas de direção autônoma (ADAS), Jeep Traction Control . Já a versão Limited TD380 4x4 conta com modo 4x4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.
A versão Overland traz, além dos conteúdos oferecidos na versão Limited T270, rodas de liga leve de 19 polegadas, bancos revestidos em couro e suede marrom, teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127V, Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. Já a configuração TD380 Overland acrescenta molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages. O Commander conta ainda com a linha de acessórios da Mopar e tem garantia de três anos, revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4x2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo Diesel 4x4.
DIRIGINDO Dirigimos o Jeep Commander nas pistas de teste do grupo Stellantis no Circuito dos Cristais, em Curvelo. No autódromo, a versão equipada com o motor 1.3 turbo demonstrou que tem bom desempenho, com bom torque em baixas rotações e boas retomadas de velocidade. Apesar das dimensões avantajadas e maior altura do solo, o SUV faz curvas com segurança (desde que não haja exageros) e proporciona conforto no rodar. Já a versão com motor 2.0 turbodiesel esbanja força e supera obstáculos difíceis no fora de estrada. Passar por trechos com areia, pedras, buracos, costelas e até subir escada não é problema para o Commander. O grandalhão é valente e faz suas estripulias sem comprometer o conforto do motorista e passageiro. Passamos por trilhas estreitas com ele e foi possível testar todos os sistemas de auxílio off road, comprovando que o Commander pode oferecer bem mais do que um SUV para ir ao shopping ou levar as crianças à escola.
PRÉ-VENDA O modelo está em pré-venda a partir de hoje, no hotsite https://commander.jeep.com.br/ e na rede de concessionárias Jeep. A reserva funciona com um sinal de R$ 5 mil e a previsão de entrega dos carros é a partir de outubro. Serão disponibilizadas 500 unidades para o primeiro lote da pré-venda, com as entregas programadas para outubro. Os primeiros compradores ganharão um welcome kit exclusivo que traz uma mala de viagem em couro com a logomarca com o nome do modelo e um kit Trousseau (necessaire com produtos de higiene da marca). A Jeep oferece ainda para os 500 primeiros compradores as três primeiras revisões grátis.
PREÇOS
Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 259.990
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 279.990
(*) Jornalista viajou a convite da Jeep do Brasil