UAI

Volkswagen vai relançar um 147 elétrico? Confira os detalhes do ID. Life

Fabricante apresenta conceito de veículo elétrico urbano que vai custar 20 mil euros. Carismático, carrinho se parece mais com a primeira geração do Golf

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Volkswagen vai relançar um 147 elétrico? Confira os detalhes do ID. Life
Volkswagen vai relançar um 147 elétrico? Confira os detalhes do ID. Life Foto: Volkswagen vai relançar um 147 elétrico? Confira os detalhes do ID. Life

A Volkswagen apresentou no IAA Mobility, em Munique (Alemanha), o conceito ID. Life, sua visão para um compacto elétrico de entrada que deve chegar ao mercado em 2025. O melhor é o preço, por volta dos 20 mil euros (na conversão direta, essa quantia daria R$ 125 mil), um pouco mais barato que um up elétrico na Alemanha, que custa 21.421 euros, porém bem mais em conta que um ID.3, vendido a partir de 35.460 euros.

O visual remete à primeira geração do Golf, devidamente caricaturada como um veículo futurista. A marca destaca a ausência de elementos decorativos na carroceria, assim como qualquer mistura complexa de materiais. Já o teto, feito em materiais reciclados, é leve e pode ser removido para uma experiência de liberdade.

O visual é tão “limpo”, que nem existem retrovisores, que foram substituídos por câmeras e uma tela no interior do veículo. O ID. Life foi construído sobre a plataforma modular elétrica MEB, usada de compactos a até vans. Trata-se da primeira vez que um modelo derivado dessa plataforma tem tração dianteira.

Já o motor elétrico, pelo menos nesse veículo conceito, não é nenhum bobão, esbanjando 233cv de potência. É o bastante para acelerar até os 100km/h em 6,9 segundos. Já as baterias de 57 kWh permitem uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros (pelo ciclo WLTP), excelente para um modelo urbano.

O interior também é minimalista. O painel é formado por uma peça única revestida em tecido, com um nicho em madeira abaixo. O volante estilo manche tem ao centro uma tela tátil para operar as funções essenciais de direção, como o câmbio. Smartphones ou tablets podem ser conectados ao sistema operacional e usados para controlar funções como a navegação.

Os bancos podem ser posicionados de formas versáteis. Rebatendo as duas fileiras, é possível ter uma cama com quase dois metros de comprimento. Se a necessidade for levar bagagens, também é possível encontrar uma configuração ideal para os bancos.

Até aqui tudo bem, temos o conceito um veículo urbano, elétrico, com design simpático, acessível e versátil. Até que entram em cena alguns argumentos para vender o carro aos jovens. “Ao criar o ID. Life, mantivemos o foco nas necessidades dos clientes mais jovens. Acreditamos que, ainda mais do que hoje, o carro do futuro será um símbolo de estilo de vida e expressão pessoal. O cliente de amanhã não vai simplesmente querer ir de A para B, eles estarão muito mais interessados nas experiências que um carro pode oferecer”, disse Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen.

Profundo, não é? E que experiências seriam essas? Segundo a Volkswagen, o ID. Life é um “companheiro confiável para experiências digitais de vários tipos” ao oferecer um console de videogame, um projetor de imagens e uma tela de projeção, podendo ser usado como cinema ou sala de jogos. É de rir! O executivo está falando de jovens ou crianças?

Até onde se sabe, um jovem quer sair de casa, socializar com os amigos e ter experiências fora do carro. É difícil imaginar na vida real a aplicação desses conceitos das equipes de marketing dos fabricantes de veículos. Será que o menino vai passar na casa dos amigos e chamar para jogar videogame dentro do carro? Ou ele vai buscar a namorada para ver um filme dentro do carro, em frente ao prédio? “Tadinha” dessa garota!