UAI

Curte tecnologia? Conheça os novos recursos autônomos de segurança da Honda

O Honda Sensing 360, sistema de assistência ao condutor, teve sua área de detecção expandida e agora abrange todo o entorno do veículo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Curte tecnologia? Conheça os novos recursos autônomos de segurança da Honda
Curte tecnologia? Conheça os novos recursos autônomos de segurança da Honda Foto: Curte tecnologia? Conheça os novos recursos autônomos de segurança da Honda

A Honda apresentou os novos recursos do seu sistema de segurança e assistência ao condutor. Denominado Honda Sensing 360, sua aplicação nos modelos da marca terá início na China, em 2022, e depois expandida globalmente. O fabricante japonês espera contar com a tecnologia em todos os seus modelos até 2030.

Aprimorado a partir do sistema já usado, a nova versão teve a faixa de detecção expandida. Além da frente e da traseira, a “visão” da tecnologia autônoma agora abrange todo o entorno do veículo. A intenção foi remover os pontos cegos para evitar colisões e reduzir a carga do motorista durante a direção.

Para isso, o veículo vai contar com cinco radares de ondas milimétricas, um na frente e um em cada canto, além da câmera monocular que já é usada no atual Honda Sensing. Durante o desenvolvimento, a Honda utilizou os conhecimentos e habilidades em pesquisa de tecnologias de direção autônoma de nível 3. Confira os avanços do Honda Sensing 360:

Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS)

[embed]https://www.youtube.com/embed/8JeUJLoEcV4[/embed]


O sistema que detecta veículos ou pedestres é capaz de frear automaticamente quando reconhece uma possível colisão. Com a essa atualização, o CMBS agora tem uma faixa mais ampla de detecção, expandida da frente do veículo para agora incluir todas as direções ao seu redor.


Aviso de tráfego cruzado frontal

[embed]https://www.youtube.com/embed/EUeXDiCQJ9o[/embed]


Ao se aproximar de um cruzamento, o sistema monitora a presença de veículos na outra via que estão se aproximando pelas laterais e pela frente. Se houver risco de colisão, um alerta sonoro e visual será emitido para o motorista.


Mitigação de colisão de mudança de faixa

[embed]https://www.youtube.com/embed/oFkz9mg_qqA[/embed]


Ao mudar de faixa, o Honda Sensing 360 monitora veículos que se aproximam do seu ponto cego. Além dos alertas sonoros e visuais, o sistema pode auxiliar na direção para evitar colisões.


Assistente ativo de mudança de faixa

[embed]https://www.youtube.com/embed/v0JQbb7kzjg[/embed]


Quando o motorista quiser mudar de faixa, basta acionar a seta de direção para o assistente atuar sozinho no volante. Este assistente funciona quando o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é ativado junto com as funções de Acompanhamento em Baixa Velocidade e o Sistema de Assistência para Manutenção de Faixa (LKAS).


Assistente de velocidade em curvas

[embed]https://www.youtube.com/embed/977zLei6pSY[/embed]


Ao se aproximar de uma curva, o Honda Sensing 360 detecta a curvatura da pista e ajusta a velocidade do veículo para que a manobra seja feita de forma suave. Este assistente funciona em vias expressas quando o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) está ativado.